E foi lançado o OpenSilver 2.2 com suporte LightSwitch, correções, e muito mais. Conheça e confira as novidades dessa importante atualização.
OpenSilver é um framework de código aberto e sem plug-ins que usa WebAssembly, C#, XAML e .NET
Este é um projeto que dá continuidade ao desenvolvimento da plataforma Silverlight que permite criar aplicações web interativas utilizando tecnologias C#, XAML e .NET e que em 2021 a Microsoft deixou de desenvolver e manter.
Os aplicativos Silverlight compilados com OpenSilver podem ser executados em qualquer navegador de desktop e móvel que suporte WebAssembly, mas atualmente a compilação só é possível no Windows usando o Visual Studio.
Na sua forma atual, o OpenSilver já foi além de uma camada para prolongar a vida útil do Silverlight e pode ser considerado uma plataforma autônoma para a criação de novos aplicativos.
E, recentemente foi anunciado o lançamento da nova versão do OpenSilver 2.2.
Novidades do OpenSilver 2.2
OpenSilver 2.2 apresenta os novos componentes projetados para garantir a compatibilidade com aplicações desenvolvidas em Visual Studio LightSwitch juntamente com o LightSwitch Compatibility Pack, com o qual facilita a migração de aplicações desenvolvidas em Microsoft Visual Studio LightSwitch para tecnologias web modernas.
Sim. Esta versão do OpenSilver teve como foco garantir a compatibilidade com aplicações desenvolvidas no Visual Studio LightSwitch.
Mas você pode se perguntar: O que é o Visual Studio LightSwitch? Visual Studio LightSwitch foi uma ferramenta de desenvolvimento da Microsoft projetada para a criação de software empresarial.
Conhecido por sua simplicidade e recursos de personalização, ele permitiu o desenvolvimento rápido e sem código por meio de uma interface de arrastar e soltar para projetar entidades, consultas e interfaces de usuário.
O Visual Studio LightSwitch também permitiu que desenvolvedores experientes integrassem código personalizado em C# e XAML (ou VB.NET e XAML) para criar controles exclusivos e aprimorar a funcionalidade de seus aplicativos em plataformas como LightSwitch.
Ao contrário de muitas soluções SaaS, o LightSwitch ofereceu controle completo sobre a implantação de aplicativos, proporcionando uma combinação excepcional de facilidade de uso e personalização para o desenvolvimento de software empresarial.
Devido à descontinuação do plugin, muitas empresas enfrentaram o problema de correr o risco de falhas operacionais, além de os usuários serem obrigados a buscar alternativas ou confiar no uso do Silverlight no modo IE, opção que não era 100% viável devido a problemas de compatibilidade em futuras atualizações do Windows.
Com o OpenSilver 2.2, os usuários podem remover essa dependência do IE e executar aplicativos LightSwitch em navegadores modernos.
A operação nos navegadores atuais é obtida compilando aplicativos LightSwitch em uma visualização que usa HTML5 e WebAssembly.
Estas tecnologias são suportadas por todos os navegadores populares, como Edge, Chrome, Firefox, Safari e Opera, e não requerem a instalação de plugins adicionais.
No entanto, em sua forma atual, o OpenSilver fornece apenas um ambiente de tempo de execução para iniciar aplicativos LightSwitch, sem a capacidade de criar novos programas no Visual Studio LightSwitch.
Entretanto, a migração com o LightSwitch Compatibility Pack oferece inúmeras vantagens em relação a uma migração completa, incluindo eficiência de custos, rapidez nos tempos de transição, sem necessidade de retreinamento para os usuários finais, uma interface de usuário completa e funcionalidade original.
Das outras mudanças que foram implementadas no OpenSilver 2.2, temos:
- Melhoria significativa de desempenho, especialmente para aplicativos publicados e compilados com AOT
- Visualização ao vivo de XAML aprimorada
- Implementou recursos avançados de medição de texto por meio de ActualWidth e ActualHeight do TextBlock.
- Rolagem aprimorada em dispositivos móveis
- Implementada a classe InsulatedStorageSettings
- Propriedade UIElement.OpacityMask implementada
- Evento roteado UIElement.TextInputStart implementado
- Propriedade CaretBrush implementada para TextBox e PasswordBox
- Implementada a propriedade UseShadowDOM no HtmlPresenter para adicionar uma opção para isolar seu conteúdo do DOM.
- Correção de erros
Para saber mais sobre essa versão do OpenSilver, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o OpenSilver
OpenSilver só está disponível como código fonte, sendo necessário compilar para instalar o recurso. Mais informações estão disponíveis em: www.opensilver.net e www.cshtml5.com