O projeto OpenShot lançou o OpenShot 3.3 com o Cosmic Dusk como tema padrão, e mais. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.
O OpenShot é um editor de vídeo fácil de usar e poderoso para Windows, macOS e Linux, e um software livre licenciado sob a GPL versão 3.0. Possui poderosas animações de quadros principais baseadas em curva, tracks/camadas ilimitadas, redimensionamento de clipe, redimensionamento, corte, encaixe, rotação e corte.
Com ele, você também pode adicionar transições de vídeo com visualizações em tempo real, composição, sobreposições de imagem, marcas d’água, títulos e efeitos animados em 3D e muito mais.
O aplicativo faz uso da biblioteca FFmpeg, podendo ler e gravar a maioria dos formatos de vídeo e imagem.
Esse editor permite adicionar facilmente sub-títulos, transições e efeitos, e em seguida, exportar o seu filme para DVD, YouTube, Vimeo, Xbox 360, e muitos outros formatos comuns.
Os arquivos de projeto também são multiplataforma, o que significa que você pode salvar um projeto de vídeo em um sistema operacional e abri-lo em outro.
Enfim, todos os recursos do software de edição de vídeo estão disponíveis em todas as plataformas.
Agora, o OpenShot 3.3 foi lançado como a versão mais recente deste sistema de edição de vídeo de código aberto não linear para Linux.
Novidades do OpenShot 3.3
Os destaques do OpenShot 3.3 incluem o Cosmic Dusk como tema padrão para uma aparência moderna e elegante, um seletor de cores compatível com Wayland que permite a seleção de cores apenas na janela principal do OpenShot, tamanho de buffer de áudio personalizável nas preferências para reprodução ideal e um menu de recuperação para recuperar arquivos salvos automaticamente anteriores.
Esta versão também traz melhorias abrangentes na edição do Ripple, como alinhamento de playhead, seleção múltipla em diferentes camadas para fatiamento, otimizações de exclusão, seleção de ripple, um atalho de teclado para exclusão rápida de ripple e melhor foco na IU para fluxos de trabalho ininterruptos.
Além disso, o OpenShot 3.3 apresenta uma operação de copiar/colar mais inteligente para efeitos e elementos da linha do tempo com gerenciamento de área de transferência aprimorado, simplifica o manuseio de grandes lotes de clipes com operações mais rápidas e melhor encaixe, e aprimora a precisão do zoom, faixas de limites de quadro e navegação contínua ao longo da linha do tempo.
Ele também aumenta significativamente o desempenho das atualizações da linha do tempo ao lidar com grandes projetos ou operações em lote, melhora o comportamento de redimensionamento com melhor encaixe para precisão de FPS, refina os atalhos de teclado para consistência e usabilidade aprimoradas e torna as configurações de exportação persistentes em todos os projetos.
Entre outras mudanças, o OpenShot 3.3 corrige pequenas lacunas durante mudanças de perfil ou exportações para diferentes configurações de FPS automaticamente, aprimora o design e a navegação com setas para a esquerda/direita e quebra de linha para traduções amplas, redesenha o layout da caixa de diálogo Sobre com o tema padrão Cosmic Dusk em mente e habilita o suporte para traduções de idiomas adicionais.
Há inúmeras outras mudanças menores e correções de bugs nesta versão.
Para saber mais sobre essa versão do OpenShot, acesse o anúncio de lançamento.
Como instalar ou atualizar o OpenShot
Para instalar a versão mais recente do OpenShot nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeos OpenShot no Linux
Como instalar o editor de vídeos OpenShot no Linux via AppImage
Como instalar o OpenShot no Ubuntu e derivados