O projeto OpenShot lançou o OpenShot 3.2 com recurso de remoção de lacunas, e mais. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.
O OpenShot é um editor de vídeo fácil de usar e poderoso para Windows, macOS e Linux, e um software livre licenciado sob a GPL versão 3.0. Possui poderosas animações de quadros principais baseadas em curva, tracks/camadas ilimitadas, redimensionamento de clipe, redimensionamento, corte, encaixe, rotação e corte.
Com ele, você também pode adicionar transições de vídeo com visualizações em tempo real, composição, sobreposições de imagem, marcas d’água, títulos e efeitos animados em 3D e muito mais.
O aplicativo faz uso da biblioteca FFmpeg, podendo ler e gravar a maioria dos formatos de vídeo e imagem.
Esse editor permite adicionar facilmente sub-títulos, transições e efeitos, e em seguida, exportar o seu filme para DVD, YouTube, Vimeo, Xbox 360, e muitos outros formatos comuns.
Os arquivos de projeto também são multiplataforma, o que significa que você pode salvar um projeto de vídeo em um sistema operacional e abri-lo em outro.
Enfim, todos os recursos do software de edição de vídeo estão disponíveis em todas as plataformas.
Agora, o OpenShot 3.2 foi lançado como a versão mais recente deste sistema de edição de vídeo de código aberto não linear para Linux.
Novidades do OpenShot 3.2
Sim. O editor de vídeo de código aberto OpenShot 3.2 foi lançado no último fim de semana como uma grande atualização que apresenta uma melhor experiência de edição de vídeo por meio de novos recursos poderosos, novos temas e melhorias de desempenho.
Os destaques do OpenShot 3.2 incluem suporte para Blender 4.1 e animações aprimoradas do Blender, suporte para a estrutura multimídia FFmpeg 7.0 mais recente, suporte experimental para ligações Java, um novo recurso Remove Gap para remover lacunas indesejadas entre clipes de vídeo, adiciona sequenciamento de efeitos antes ou depois dos quadros-chave serem aplicados e novos temas Retro e Cosmic Dusk.
Sobre o lançamento do OpenShot 3.2, o desenvolvedor do OpenShot Jonathan Thomas disse que:
“Uma das mudanças mais interessantes no OpenShot 3.2 é nosso novo tema Cosmic Dusk. Este tema está atualmente incluído como uma ‘prévia’ para coletar feedback e compartilhar nosso progresso. Investimos muito tempo nesse design de UI e fluxo de trabalho, mas ainda temos muito trabalho pela frente.”
O OpenShot 3.2 também apresenta novos ícones Playhead e Marker para todos os temas, adiciona suporte para nomes amigáveis na linha do tempo ao dividir um videoclipe ou atualizar nomes de arquivos, adiciona um novo espaço reservado para imagem em miniatura Not Found para arquivos ausentes ou corrompidos, adiciona Shear X e Shear Y aos menus Copiar e Copiar todos os quadros-chave e adiciona capacidade de redimensionamento automático ao efeito Cortar.
Esta versão também melhora o ajuste da linha do tempo, funcionalidade Split Clip, caixa de diálogo Visualização, funcionalidade Desfazer e Refazer, suporte a exibição HiDPI, efeitos de rastreamento e detecção de objetos, propriedade pai, funcionalidade Editor de propriedade, manipulação de fontes no editor de títulos e desempenho de processamento de áudio FFmpegReader.
O pacote AppImage também foi aprimorado no OpenShot 3.2 para melhor compatibilidade com distribuições Linux modernas e para lidar melhor com fontes no editor de títulos.
OpenShot 3.2 também remove o enfileiramento e o spool no FFmpegWriter para reduzir a complexidade, atualiza a documentação e as traduções do Guia do Usuário e refatora a experiência do usuário.
Entre outras mudanças, esta versão atualiza os limites de escala xey na caixa de diálogo Propriedade para evitar travamentos devido a grandes números, adiciona uma nova opção Discord aos ícones do menu Ajuda e move a opção Salvar quadro atual para o menu Arquivo.
Como esperado, vários bugs foram corrigidos para melhorar as ligações do teclado e corrigir uma condição de corrida na criação de clipes.
Para saber mais sobre essa versão do OpenShot, acesse o anúncio de lançamento.
Como instalar ou atualizar o OpenShot
Para instalar a versão mais recente do OpenShot nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeos OpenShot no Linux
Como instalar o editor de vídeos OpenShot no Linux via AppImage
Como instalar o OpenShot no Ubuntu e derivados