OpenShot 3.2.1 lançado com melhorias e correções

O projeto OpenShot lançou o OpenShot 3.2.1 com melhorias e correções, e mais. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.

O OpenShot é um editor de vídeo fácil de usar e poderoso para Windows, macOS e Linux, e um software livre licenciado sob a GPL versão 3.0. Possui poderosas animações de quadros principais baseadas em curva, tracks/camadas ilimitadas, redimensionamento de clipe, redimensionamento, corte, encaixe, rotação e corte.

Com ele, você também pode adicionar transições de vídeo com visualizações em tempo real, composição, sobreposições de imagem, marcas d’água, títulos e efeitos animados em 3D e muito mais.

O aplicativo faz uso da biblioteca FFmpeg, podendo ler e gravar a maioria dos formatos de vídeo e imagem.

Esse editor permite adicionar facilmente sub-títulos, transições e efeitos, e em seguida, exportar o seu filme para DVD, YouTube, Vimeo, Xbox 360, e muitos outros formatos comuns.

Os arquivos de projeto também são multiplataforma, o que significa que você pode salvar um projeto de vídeo em um sistema operacional e abri-lo em outro.

Enfim, todos os recursos do software de edição de vídeo estão disponíveis em todas as plataformas.

Agora, o OpenShot 3.2.1 foi lançado como a versão mais recente deste sistema de edição de vídeo de código aberto não linear para Linux.

Novidades do OpenShot 3.2.1

OpenShot 3.2.1 lançado com melhorias e correções
OpenShot 3.2.1 lançado com melhorias e correções

OpenShot 3.2.1 traz melhorias de estabilidade, correções de bugs e melhorias na interface do usuário para tornar a edição de vídeo mais suave e intuitiva.

Os usuários do Windows podem esperar menos congelamentos graças a uma atualização que altera a cor de fundo do widget de visualização de vídeo para usar folhas de estilo e paletas.

Além disso, a cor do tema de fundo na caixa de diálogo de visualização/divisão do clipe foi corrigida, garantindo uma aparência consistente em diferentes partes do aplicativo.

O OpenShot 3.2.1 inclui um ThemeManager refatorado, que melhora a segurança do thread e corrige congelamentos de inicialização no Windows.

Além disso, o OpenShot 3.2.1 agora atrasa a exibição da janela principal até que todos os temas sejam totalmente aplicados, melhorando a experiência de inicialização.

Para completar, a geometria da janela e a restauração do estado foram otimizadas para evitar falhas ao reabrir o software.

O OpenShot 3.2.1 aborda vários bugs identificados pelo Sentry, que ajuda os desenvolvedores a monitorar e corrigir falhas em tempo real.

As correções nesta versão abordam erros como “índice de lista fora do intervalo” e problemas na caixa de diálogo “Adicionar à linha do tempo”, melhorando a confiabilidade geral do software.

O script de implantação foi atualizado para permitir implantações parciais com base em alterações no repositório, facilitando atualizações e manutenção mais eficientes.

A atualização também inclui arquivos e documentação de suporte atualizados.

Isso inclui traduções atualizadas para os próximos lançamentos e uma nova isenção de responsabilidade sobre a localização de versões mais antigas dos instaladores do OpenShot, garantindo que os usuários tenham acesso aos recursos certos.

Para saber mais sobre essa versão do OpenShot, acesse o anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar o OpenShot

Para instalar a versão mais recente do OpenShot nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeos OpenShot no Linux
Como instalar o editor de vídeos OpenShot no Linux via AppImage
Como instalar o OpenShot no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.