OpenShot 2.5.1 lançado com melhorias de desempenho e mais

O projeto OpenShot lançou o OpenShot 2.5.1 com melhorias de desempenho e mais. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.

O OpenShot é um editor de vídeo fácil de usar e poderoso para Windows, macOS e Linux, e um software livre licenciado sob a GPL versão 3.0. Possui poderosas animações de quadros principais baseadas em curva, tracks/camadas ilimitadas, redimensionamento de clipe, redimensionamento, corte, encaixe, rotação e corte.

OpenShot 2.5.1 lançado com melhorias de desempenho e mais

Com ele, você também pode adicionar transições de vídeo com visualizações em tempo real, composição, sobreposições de imagem, marcas d’água, títulos e efeitos animados em 3D e muito mais.

O aplicativo faz uso da biblioteca FFmpeg, podendo ler e gravar a maioria dos formatos de vídeo e imagem.

Esse editor permite adicionar facilmente sub-títulos, transições e efeitos, e em seguida, exportar o seu filme para DVD, YouTube, Vimeo, Xbox 360, e muitos outros formatos comuns.

Os arquivos de projeto também são multiplataforma, o que significa que você pode salvar um projeto de vídeo em um sistema operacional e abri-lo em outro.

Enfim, todos os recursos do software de edição de vídeo estão disponíveis em todas as plataformas.

Lançado no mês passado, o OpenShot 2.5 foi um grande lançamento que trouxe aceleração de hardware para codificação/decodificação de vídeo via VA-API e NVENC/NVDEC, suporte a gráficos vetoriais SVG, suporte à integração do Blender 2.8+, importação/exportação para Adobe Premiere e Final Cut Pro e muito mais.

Agora, já está disponível o OpenShot 2.5.1 com mais algumas melhorias.

Novidades do OpenShot 2.5.1

O OpenShot 2.5.1 foi lançado logo depois de descobrirem um bug de codificação UTF-8 para caracteres não ASCII.

Mas além dessa correção, existem várias melhorias de desempenho, graças ao paralelismo de mais efeitos, outras otimizações e outros aprimoramentos.

As otimizações de efeitos devem ajudar a melhorar não apenas o desempenho da renderização, mas também o desempenho da visualização em tempo real é significativamente aprimorado, entre os efeitos tocados: saturação, matiz, desfoque, onda, brilho e pixelização.

Para saber mais sobre essa versão do OpenShot, acesse o anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar o OpenShot 2.5.1

Para instalar a versão mais recente do OpenShot nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeos OpenShot no Linux
Como instalar o editor de vídeos OpenShot no Linux via AppImage
Como instalar o OpenShot no Ubuntu e derivados

O que está sendo falado no blog

Sair da versão mobile