E foi lançado o OpenMW 0.48 com melhorias e suporte inicial para Lua, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
OpenMW é um mecanismo de jogo gratuito e de código aberto que reimplementa o game “Morrowind”, que é um popular videogame RPG, lançado para PC e XBOX no ano 2002.
Conhecido apenas como Morrowind, The Elder Scrolls III: Morrowind é o terceiro jogo da série The Elder Scrolls, um clássico RPG. Desenvolvido pela Bethesda Game Studios, o jogo foi lançado na América do Norte e na Europa para PC e Xbox entre 1 de maio e 22 de novembro de 2002.
Embora a recriação deste mecanismo de jogo, baseado no Morrowind, não inclua os recursos originais do jogo, como arte, texturas, música e outros materiais protegidos por direitos autorais, com os quais projetos paralelos começaram a criar recursos gratuitos para acompanhar o OpenMW e o OpenMW A ferramenta de desenvolvimento de conteúdo -CS também pode ser usada sem a necessidade de recursos de terceiros.
O mecanismo é programado em C++ e usa Bullet, OpenAL-Soft para áudio, MyGUI para widgets de janela e SDL 2 para entrada. O iniciador e a ferramenta OpenMW-CS usam Qt para suas interfaces gráficas de usuário.
Novidades do OpenMW 0.48
Uma de suas principais novidades do OpenMW 0.48 é a preliminar Lua Scripting API, que fornece a possibilidade de usar a linguagem Lua para desenvolver scripts de extensão e definir a lógica do jogo.
Outra novidade que se destaca nesta nova versão do OpenMW 0.48 é o novo framework de pós-processamento que utiliza shaders, o que permite criar efeitos visuais de alta qualidade.
Além disso, destaca-se também que no OpenMW 0.48 foi implementada a capacidade de dimensionar o mapa, o que proporciona a possibilidade de aumentar e diminuir o zoom do mapa do jogo.
Também digno de nota é que o suporte ao formato de arquivo foi expandido, bem como suporte para renderização em OpenGL (FBO) e suporte adicionado para controladores de jogo de giroscópio.
Por outro lado, podemos encontrar o suporte implementado para a degradação da armadura à medida que o dano é infligido ao personagem e também que foi melhorada a representação de neblina, nuvens e objetos constituídos por grupos de partículas.
Das outras mudanças que se destacam na longa lista de mudanças nesta nova versão:
- Interface integrada para visualização de logs, chamada por F10.
- Corrigidos problemas com o uso de magia no jogo e animação de personagens.
- Suporte para arquivos TGA mapeados em cores não compactados
- Suporte para giroscópio do controlador
- Manipulações de buffer de modelo NIF são suportadas, completando o suporte NiStencilProperty
- Cálculos de coordenada de espaço de tela corrigidos para reflexos de água, evitando que eles se transformem em uma bagunça pixelada conforme você se aproxima da superfície da água em algumas placas de vídeo.
- A combinação de texturas de decalque usando cores de vértice/material agora é simulada no pipeline de shader
- Suporte de emissão de partículas baseado em geometria
- Suporte para o tipo de registro NiSortAdjustNode
- As animações de equipar/desequipar feitiços são suportadas em criaturas não bípedes
- Mudanças temporárias de disposição não podem mais trazer a disposição de um ator para menos de zero
- A geração de objetos com script não insere mais automaticamente o modelo físico do objeto; ele será inserido quando a cena for recarregada, quando o objeto for habilitado ou quando qualquer objeto da cena for desabilitado.
- Criaturas convocadas são removidas adequadamente se seu lançador for removido da cena.
- Suporte para tela cheia em janela. Nesse modo, o jogo é jogado em uma janela sem bordas que corresponde à resolução da tela.
Para saber mais sobre essa versão do OpenMW, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o OpenMW
Para instalar a versão mais recente do OpenMW nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o OpenMW para jogar Morrowind no Linux