OpenMandriva 4.1 lançado com kernel, Plasma 5.17.5 e LibreOffice 6.4.0

E finalmente foi lançada a versão final do com kernel, Plasma 5.17.5 e LibreOffice 6.4.0, e mais.Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

OpenMandriva é uma Linux para desktop e servidor com todos os recursos, patrocinado pela OpenMandriva Association. Foi baseado no ROSA, um projeto de distribuição Linux russo que vendeu o Mandriva Linux em 2012, incorporando muitas das ferramentas e utilitários originais do Mandriva e adicionando aprimoramentos internos.

OpenMandriva 4.1 lançado com kernel, Plasma 5.17.5 e LibreOffice 6.4.0
OpenMandriva 4.1 lançado com kernel, Plasma 5.17.5 e LibreOffice 6.4.0

O objetivo do OpenMandriva é facilitar a criação, aprimoramento, promoção e distribuição de software livre e de código aberto em geral, e projetos do OpenMandriva em particular.

Agora, poucos dias do do último Release candidate, finalmente chegou a versão final do OpenMandriva 4.1.

O grupo OpenMandriva Association e Cooker afirma estar muito feliz com este lançamento.

É verdade que isso é comum a qualquer desenvolvedor ou fabricante, mas o OpenMandriva 4.1 chegou 7 meses após a versão anterior com algumas novidades que nos fazem pensar que é uma versão importante, começando com a inclusão do Linux 5.5 que foi lançado recentemente.

Novidades do OpenMandriva 4.1

Essa versão inclui: Linux kernel 5.5, Qt Framework 5.14.1, KDE Plasma Desktop 5.17.5, KDE Frameworks 5.66.0, KDE Applications 19.12.1, LLVM/clang 9.0.1, systemd 244, Java 13, Calamares 3.2.17 , LibreOffice 6.4.0 ….

O OpenMandriva Lx 4.1 agora suporta compactação de pacotes no zstd em vez de xz.

O FFmpeg suporta decodificação av1 via dav1d e nvdec/nvenc para NVIDIA GPU. E o Chromium agora inclui suporte a VAAPI (decodificação de vídeo em vídeo h264/vp9).

O sistema traz a opção Predefinições da área de trabalho ou “Desktop Presets”, uma nova ferramenta para personalizar a aparência da área de trabalho do OpenMandriva Plasma.

Ele também traz a opção Atualizar configuração ou “ Configuration”, uma nova ferramenta para configurar atualizações automáticas.

Além disso, não estão incluídos na ISO, mas já disponíveis em seus repositórios oficiais, as versões mais recentes de aplicativos populares, como: Firefox 72.0.2, Chromium 79.0.3945.130, Virtualbox 6.1.2, Thunderbird 68.4.1, Gimp 2.10.14 e o Zypper como um gerenciador de pacotes alternativo ou outros desktops.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o OpenMandriva 4.1

As imagens ISO do OpenMandriva 4.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Vale lembrar que as imagens do OpenMandriva Lx 4.1 estão disponíveis em quatro variantes, incluindo “znver1” (otimizado para os atuais processadores AMD) e “clang” (o kernel do Linux é compilado com Clang em vez de GCC);

A imagem tem um peso de 2,7 GB; portanto, para instalá-lo a partir de uma unidade flash USB, precisaremos de uma unidade de pelo menos 4 GB.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.