OpenJDK 20 lançado com a API de vetores mais recente, e mais

E foi lançado o OpenJDK 20 lançado com a API de vetores mais recente, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar.

OpenJDK é uma uma implementação open source do Java que provê um Java Development Kit totalmente baseado em software livre.

Ele é o resultado dos esforços da Comunidade Java para a evolução atemporal da linguagem. Serve como incubadora de novas ideias que normalmente são implementadas no JDK comercial da Oracle para serem rentabilizadas posteriormente.

Agora, a Oracle anunciou hoje a disponibilidade geral do JDK/OpenJDK 20 como a implementação de referência do Java 20.

Novidades do OpenJDK 20

OpenJDK 20 lançado com a API de vetores mais recente, e mais

O OpenJDK Java 20 apresenta valores com escopo como uma API de incubação. Os valores com escopo de Java permitem o compartilhamento de dados imutáveis dentro e entre threads e preferencialmente sobre variáveis locais de thread.

Os valores com escopo Java devem ser fáceis de usar, compreensíveis, robustos e de alto desempenho.

Java 20 também tem a quarta atualização de incubação para a API Vector para compilação em tempo de execução para instruções vetoriais ideais em arquiteturas de CPU suportadas.

O Java 20 não apresenta alterações em sua API de vetor em comparação com o JDK 19, mas apenas algumas correções de bugs e aprimoramentos de desempenho.

Na segunda forma de visualização com Java/JDK 20 está a funcionalidade Virtual Threads como threads leves para aplicativos simultâneos de alto rendimento.

Há algumas pequenas alterações de API com Virtual Threads sobre JDK 19 junto com outros refinamentos básicos para esse recurso de visualização.

Também há atualizações para padrões de registro, correspondência de padrões para instruções switch, função externa e API de memória e simultaneidade estruturada com JDK/Java 20.

Para saber mais sobre essa versão do OpenJDK, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

O OpenJDK está disponível nos repositórios oficiais das versões mais recentes das distribuições Linux e pode ser instalado usando a Central de programas destas.

Também é possível instalar a versão mais recente do OpenJDK no Ubuntu Linux, usando esse tutorial:
Como instalar o OpenJDK no Ubuntu e derivados

Deixe um comentário

Sair da versão mobile