E foi lançado o OpenJDK 18 com um servidor Web simples e UTF-8 por padrão, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar.
OpenJDK é uma uma implementação open source do Java que provê um Java Development Kit totalmente baseado em software livre.
Ele é o resultado dos esforços da Comunidade Java para a evolução atemporal da linguagem. Serve como incubadora de novas ideias que normalmente são implementadas no JDK comercial da Oracle para serem rentabilizadas posteriormente.
Agora, a Oracle anunciou hoje a disponibilidade geral do JDK/OpenJDK 18 como a implementação de referência do Java 18.
Novidades do OpenJDK 18
O OpenJDK 18 agora está pronto para uso em produção e inclui um punhado de novos recursos, além de “centenas de aprimoramentos menores e mais de mil correções de bugs”.
Notável com o OpenJDK 18 é que UTF-8 é finalmente o conjunto de caracteres padrão para APIs Java SE.
Esta atualização também inclui o trabalho mais recente na API de vetor do Java que, em tempo de execução, permite usar o uso ideal de instruções de vetor para um determinado processador, como AVX ou NEON.
Outra adição notável com o OpenJDK 18 é incluir um servidor web simples como parte do pacote. Jwebserver é uma nova ferramenta de linha de comando para iniciar um servidor web estático mínimo baseado em Java que está incluído como parte do JDK.
O OpenJDK 18 também adiciona suporte ao heap do coletor de lixo G1 para regiões de até 512 MB e uma variedade de outras adições e melhorias.
Para saber mais sobre essa versão do OpenJDK, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O OpenJDK está disponível nos repositórios oficiais das versões mais recentes das distribuições Linux e pode ser instalado usando a Central de programas destas.
Também é possível instalar a versão mais recente do OpenJDK no Ubuntu Linux, usando esse tutorial:
Como instalar o OpenJDK no Ubuntu e derivados