E foi lançado o OpenJDK 16 com recursos da linguagem C++ 14 habilitados e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar.
OpenJDK é uma uma implementação open source do Java que provê um Java Development Kit totalmente baseado em software livre.
Ele é o resultado dos esforços da Comunidade Java para a evolução atemporal da linguagem. Serve como incubadora de novas ideias que normalmente são implementadas no JDK comercial da Oracle para serem rentabilizadas posteriormente.
Agora, o Java 16 foi lançado na forma de versão de disponibilidade geral do OpenJDK 16.
Novidades do OpenJDK 16
O OpenJDK 16 agora permite o uso de recursos da linguagem C++ 14 dentro da árvore de origem do JDK C++ onde, como versões anteriores, eram vinculados aos padrões C++ 98/C ++ 03.
Isso elimina os requisitos do sistema de compilação para OpenJDK, mas ainda é um tanto negligente para os padrões de hoje, precisando apenas do GCC 5.0+ ou Clang 3.5+.
Outra mudança fundamental no OpenJDK 16 agora é hospedar os repositórios Git da comunidade por meio do GitHub após a transição do Mercurial para o Git.
Portanto, todo o desenvolvimento Java em andamento agora está sendo feito no Git e usando o GitHub para todos os repositórios públicos/comunitários.
Na frente da linguagem Java, o OpenJDK 16 apresenta um módulo de nível de “incubadora” que fornece uma API Vector.
A API Java Vector permite expressar cálculos de vetor que em tempo de execução são gerados para obter instruções de hardware ideais no sistema em uso.
A API Java Vector é independente de plataforma e arquitetura. Isso permitirá a geração de uso eficiente de SSE e AVX ou NEON no ARM, etc.
O OpenJDK 16 também fornece processamento de pilha de thread simultâneo para seu coletor de lixo ZGC, uma porta oficial para Alpine Linux com Musl libc, suporte para Windows em AArch64 e entrega da ferramenta jpackage para empacotar aplicativos Java autocontidos.
Para saber mais sobre essa versão do OpenJDK, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O OpenJDK está disponível nos repositórios oficiais das versões mais recentes das distribuições Linux e pode ser instalado usando a Central de programas destas.
Também é possível instalar a versão mais recente do OpenJDK no Ubuntu Linux, usando esse tutorial:
Como instalar o OpenJDK no Ubuntu e derivados