OpenGL 2.1 para Apple M1/M2 pode chegar ao Asahi Linux até o final do ano

Graças ao trabalho de Alyssa Rosenzweig, OpenGL 2.1 para Apple M1/M2 pode chegar ao Asahi Linux até o final do ano.

O OpenGL é uma API livre utilizada na computação gráfica, para desenvolvimento de aplicativos gráficos, ambientes 3D, jogos, entre outros.

Alyssa Rosenzweig, que é conhecida por seu trabalho no driver Arm Mali de código aberto e engenharia reversa Panfrost e passou quase dois anos envolvida com a equipe do Asahi Linux trabalhando no suporte gráfico Apple M1/M2 de engenharia reversa, compartilhou um novo atualização de status.

Alyssa agora conseguiu que o jogo de código aberto Neverball renderizasse com o driver Mesa “Asahi” de código aberto.

OpenGL 2.1 para Apple M1/M2 pode chegar ao Asahi Linux até o final do ano

OpenGL 2.1 para Apple M1/M2 pode chegar ao Asahi Linux até o final do ano
OpenGL 2.1 para Apple M1/M2 pode chegar ao Asahi Linux até o final do ano

Neverball sendo um jogo OpenGL simples e no momento em que o driver OpenGL está sendo executado no macOS enquanto usa o driver gráfico padrão e proprietário do kernel do macOS.

Mesmo assim, a operação Neverball no macOS é limitada pela falta de suporte do Mesa para o próprio sistema de janelas Cocoa da Apple e, portanto, Neverball foi construído para macOS com a versão X11 do SDL2.

A esperança é que, uma vez que o driver gráfico do kernel Apple Silicon para Linux comece a tomar forma, esse driver Mesa OpenGL com pouco trabalho comece a funcionar no Linux, em vez de agora ser útil apenas no macOS.

Esse driver gráfico do kernel da Apple para Linux ainda está nos estágios iniciais e pode até acabar sendo escrito em Rust.

Alyssa Rosenzweig mostra o jogo OpenGL básico Neverball rodando no macOS com o driver proprietário do kernel, mas o código Mesa de código aberto. Agora, para fazê-lo funcionar no Linux, uma vez que haja um driver gráfico do kernel …

A longa redação de hoje por Alyssa Rosenzweig é principalmente focada na cruzada de controle de clipes para fazer a funcionalidade funcionar com o código Mesa em andamento nos gráficos da Apple Silicon.

Nesse post há uma observação importante:

“Dito isso, graças ao tremendo código compartilhado no Mesa, um driver OpenGL básico pode ser feito por uma única pessoa. Estou otimista de que teremos OpenGL 2.1 nativo no Asahi Linux até o final do ano. Isso é suficiente para acelerar seu ambiente de desktop e navegador. Também é o suficiente para jogar jogos mais antigos (como Neverball). Mesmo sem recursos sofisticados, a aceleração da GPU significa animações suaves e melhor duração da bateria.”

Há esperança de que até o final do ano o OpenGL 2.1 possa ser viável no Asahi Linux. Concedido, isso é provável com o módulo de kernel DRM fora da árvore a ser escrito, pois provavelmente levará um longo período de tempo antes que o driver DRM esteja pronto para upstream, especialmente se ele seguir a rota Rust. Pelo menos será bom ter algum nível de aceleração OpenGL possível com o Asahi Linux em Apple Macs.

Como tenho dito em outros artigos, provavelmente levará algum tempo até que qualquer jogador de Linux queira considerar o hardware Apple Silicon. No final do ano para o OpenGL 2.1 e obviamente muito mais tempo antes de ver o OpenGL 4.x ou um driver Vulkan.

Alyssa comentou que:

“Por favor, modere suas expectativas: mesmo com documentação de hardware, uma pilha de driver Vulkan otimizada (com recursos suficientes para a camada OpenGL 4.6 com Zink) requer muitos anos de trabalho em tempo integral. Pelo menos por enquanto, ninguém está trabalhando nesse driver em tempo integral. A engenharia reversa retarda o processo consideravelmente. Não jogaremos jogos AAA tão cedo.”

Para saber mais detalhes sobre este esforço do driver Apple M1/M2 OpenGL, acesse Rosenzweig.io.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.