OpenBSD ganhou decodificação de vídeo acelerada por hardware

Em sua mais recente atualização, com a chegada do suporte a VA-API, o OpenBSD ganhou decodificação de vídeo acelerada por hardware.

VA-API é uma interface de software que permite aceleração de hardware de codificação e decodificação de vídeo.

Ao aproveitar o poder de unidades de processamento gráfico (GPUs) dedicadas, VA-API pode reduzir significativamente a carga computacional na CPU do sistema, resultando em reprodução de vídeo mais suave e eficiente.

A atualização mais recente do traz OpenBSD suporte a VA-API, permitindo decodificação de vídeo acelerada por hardware para melhor desempenho e eficiência na reprodução de vídeo.

OpenBSD ganhou decodificação de vídeo acelerada por hardware

OpenBSD ganhou decodificação de vídeo acelerada por hardware
OpenBSD ganhou decodificação de vídeo acelerada por hardware

Sim. O OpenBSD ganhou decodificação de vídeo acelerada por hardware. Em uma atualização significativa, a equipe do OpenBSD anunciou a inclusão do suporte a VA-API (Video Acceleration API) na versão mais recente do seu sistema operacional.

A atualização mais recente integra a biblioteca libva 2.22.0 na pilha Xenocara X11, que forma o ambiente gráfico no OpenBSD. Esta pilha é construída sobre versões modificadas do X.Org 7.7, X Server 21.1.11, freetype 2.13.0 e Mesa 23.1.9.

A inclusão do libva permite que os usuários do OpenBSD acessem a interface VA-API, desbloqueando todo o potencial dos recursos gráficos do sistema.

Em termos práticos, o suporte VA-API se traduz em desempenho de reprodução de vídeo aprimorado, uso reduzido da CPU e maior capacidade de resposta geral do sistema.

Seja você um espectador casual do YouTube ou um entusiasta hardcore de vídeo, esta atualização certamente trará um impulso notável à sua experiência com o OpenBSD.

A equipe do OpenBSD já testou a implementação do VA-API com drivers para GPUs Intel e AMD, usando aplicativos populares como Firefox e mpv.

Para GPUs Intel, os usuários precisarão instalar as portas graphics/intel-media-driver e graphics/intel-vaapi-driver, enquanto as GPUs AMD podem utilizar os componentes padrão do Mesa.

Esta atualização é significativa, mas poucos usam o OpenBSD hoje para desktop, e também para reprodução de vídeo. Dito isto, é ótimo ter isso no OpenBSD, embora tarde.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.