Foi lançada uma atualização da suíte ONLYOFFICE, o OnlyOffice 6.0 com melhorias para planilhas, edição de servidor e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar.
Ainda que o LibreOffice tenha quase todo o destaque, quando se trata de suítes de escritório livre (porque é usado por quase todas as distribuições Linux), isso não significa que não existam concorrentes valiosos contribuindo com algo diferente em comparação com essa ótima referência.
Um grande exemplo disso é o ONLYOFFICE, que se destaca sobretudo por incluir a interface padronizada Ribbon, que já está no Microsoft Office há um bom tempo.
Além do aplicativo de desktop, o que chama a atenção sobre o ONLYOFFICE é que ele é fortemente focado na nuvem, oferecendo armazenamento por esse meio e tendo uma versão web da mesma suíte de escritório.
Para alcançar um número maior de usuários, o ONLYOFFICE Desktop Editors não apenas oferece compatibilidade com seu próprio serviço de armazenamento em nuvem, mas também tem acordos com ownCloud e NextCloud.
ONLYOFFICE é um software livre, seu código está sendo publicado no GitHub sob a licença AGPLv3.
Os editores do OnlyOffice Desktop são totalmente compatíveis com os formatos Office Open XML
O “OnlyOffice Desktop Editors” é um conjunto de três aplicativos de produtividade moldados sob a forma de seus análogos do Microsoft Office: Word, Excel e PowerPoint.
Essa imitação não é inerentemente uma coisa ruim; parecendo os aplicativos de escritório mais populares do mundo, significa que aqueles que estão acostumados com eles (por exemplo, muitos) podem alternar para uma alternativa livre com menos atrito e menos reaprendizagem.
Os aplicativos “[permitem] criar, visualizar e editar documentos armazenados no seu PC Windows / Linux ou Mac sem uma conexão com a internet”, diz o site oficial, acrescentando que o pacote é “totalmente compatível com os formatos Office Open XML: .docx, .xlsx, .pptx”.
Se a linha sobre a edição de documentos “sem uma conexão com a Internet” se sobressair, é porque é O OnlyOffice também está disponível como um conjunto implantável de aplicativos de escritório on-line para usuários empresariais, na nuvem e de negócios.
As versões online até funcionam com o NextCloud.
Oferecer uma versão on-line (“OnlyOffice Editors”) e uma versão para computador (“OnlyOffice Desktop Editors”) significa que a distinção entre os dois é muitas vezes imprecisa.
Para ser claro, este post é sobre uma atualização para a versão do OnlyOffice para o desktop, pois, recentemente, foi anunciado o lançamento da nova versão do pacote de escritório OnlyOffice 6.0.
Paralelamente, foi lançada a nova versão do OnlyOffice DocumentServer 6.0 com a implementação de um servidor para trabalhar com editores online do OnlyOffice a partir de um navegador web e organizar a colaboração.
Novidades do ONLYOFFICE 6.0
Dentre as mudanças mais importantes desta nova versão, destacam-se as funcionalidades do editor de planilhas, que são significativamente ampliadas, pois foi recebido suporte para tabelas dinâmicas que simplificam a análise dos dados e fornecem informações resumidas sobre modelos típicos.
Além disso, também o formato condicional durante a visualização permite explorar visualmente os dados, identificar desvios e tendências.
Ademais, as tabelas dinâmicas facilitam a determinação do status, filtrando a saída e entendendo exatamente quais dados são exibidos.
No editor de documentos, agora foram adicionadas funções para inserir a data e hora, ver notas, imprimir uma seleção, converter fórmulas do formato anterior e compromissos adaptados levando em conta as peculiaridades dos diferentes idiomas.
Na edição do servidor, o suporte para salas privadas foi adicionado para colaborar com documentos criptografados. O acesso a salas privadas é feito por meio de criptografia ponta a ponta. AES-256 é usado para criptografia
Além disso, a primeira versão da plataforma OnlyOffice AppServer foi lançada, permitindo que você crie seus próprios sistemas de escritório escalonáveis com base em módulos OnlyOffice.
Entre os módulos que estão sendo desenvolvidos (nem todos estão disponíveis ainda): Pessoas (gestão de grupos), Documentos (gestão de documentos e colaboração), Chat (mensagens), Correio (e-mail), Calendário (planejador de calendário), Projetos (gestão de projetos e acompanhamento da solução das tarefas), CRM (organização da interação com clientes e gestão de vendas).
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:
- Modo de remoção duplicado.
- Capacidade de mover planilhas entre livros no modo arrastar e soltar.
- Configurações de inserção avançadas (agora você pode não apenas ajustar o formato, mas também realizar cálculos).
- Suporte para definir referências internas para intervalos nomeados.
- Modo de impressão do cabeçalho.
- Novo componente para seleção de células.
- A capacidade de inserir funções na caixa de diálogo Argumentos da função.
- Suporte para colocação vertical de texto.
- Suporte à função PROJ.LIN.
- Configuração do conteúdo da linha de status.
- No editor de apresentações, foram modificados a interface para trabalhar com links internos e o menu para escolher o estilo de listas numeradas e não numeradas.
- Melhorias gerais.
- Ferramentas para inicialização automática de macros.
- Formulário para inserir caracteres especiais.
- Configurações para ajustar as formas automaticamente na área disponível (ajuste automático).
- Capacidade de usar imagens de armazenamento externo para preencher formas e slides.
- A capacidade de dimensionar a interface em plataformas Windows e Linux.
- Nova interface para escolher cores.
- Lista de autocorreção.
- Capacidade de alterar a posição e o tamanho dos elementos do gráfico.
Para saber mais sobre essa versão do ONLYOFFICE Desktop Editors, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o ONLYOFFICE Desktop Editors
Para instalar a versão mais recente do ONLYOFFICE Desktop Editors nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a suíte office ONLYOFFICE no Linux via appimage
Como instalar a suíte office ONLYOFFICE no Linux via Snap
Como instalar a suíte office ONLYOFFICE no Ubuntu e derivados