Conheça o ONEXPLAYER M1, um mini PC com Intel Core Ultra 9 185H, e mais. Confira os detalhes e especificações desse pequeno computador.
A linha ONEXPLAYER de PCs portáteis para jogos existe desde 2021. Mas a controladora One Netbook já vende outros tipos de computadores, incluindo minilaptops e tablets, há ainda mais tempo.
Agora a empresa está se expandindo com a introdução de um mini PC posicionado como uma solução compacta para jogos, embora o próximo ONEXPLAYER M1 também possa ser uma opção como um computador de uso geral, graças ao poderoso conjunto de recursos reunidos em um corpo compacto.
ONEXPLAYER M1, um mini PC com Intel Core Ultra 9 185H, e mais
O pequeno computador basicamente coloca as entranhas de um laptop de alto desempenho em um pequeno chassi de desktop. Ele possui um processador Intel Core Ultra 9 185H “Meteor Lake” de 45 watts com 16 núcleos de CPU (6 desempenho + 8 eficiência + 2 baixa eficiência energética), 22 threads e gráficos integrados Intel Arc.
A empresa diz que também há suporte para um modo “turbo” que permite que o chip funcione com até 60 watts.
Dentro do gabinete há um slot M.2 2280 com suporte para armazenamento PCIe 4.0 x4 e um slot SODIMM com suporte para até 32 GB de memória DDR5-5600. Há também uma placa wireless com suporte para WiFi 6E e Bluetooth 5.2.
As portas incluem:
- 1 x OCuLink
- 2 x USB4 tipo C
- 1 x USB 3.2 Tipo A
- 1 x USB 2.0 Tipo A
- 2 x HDMI
- 1 x DisplayPort
- 1xEthernet
- Áudio de 1×3,5 mm
- 1 x leitor de cartão microSD
OCuLink é um padrão para conexões PCIe externas, permitindo conectar um dock gráfico externo com velocidades de transferência de dados de até 64 Gbps, o que deve levar a um melhor desempenho do que você obteria com uma conexão USB4 (que chega a 40 Gbps) .
E a One Netbook é uma das poucas empresas que oferece um dock gráfico OCuLink – o ONEXGPU é um pequeno eGPU com uma GPU AMD Radeon 7600M XT. É vendido por US$ 699 e se parece muito com o ONEXPLAYER M1.
Parece que a empresa basicamente pegou emprestado o design de seu eGPU para seu novo mini PC.
A maneira mais fácil de diferenciá-los rapidamente é observar a forma como as portas estão organizadas (todas as portas de vídeo e a porta OCuLink estão no lado longo do ONEXGPU, mas o ONEXPLAYER M1 tem a porta OCuLink e uma das suas portas HDMI em um dos lados mais curtos).
Mas é interessante notar que o computador completo é, na verdade, um pouco mais leve que o eGPU.
Enquanto o dock gráfico ONEXGPU pesa 869 gramas (1,9 libras), o ONEXPLAYER M1 pesa 599 gramas (1,3 libras). Isso deve facilitar o transporte de um lugar para outro ou o posicionamento atrás de uma tela ou embaixo de uma mesa.
O ONEXPLAYER M1 é alimentado por uma fonte de alimentação USB Type-C de 100 watts.
A One Netbook não revelou quanto custará seu mini PC ou quando estará disponível em todo o mundo.
Mas a empresa lançou uma página de visualização para uma próxima campanha de crowdfunding, prometendo que os primeiros patrocinadores poderão economizar até 40% no preço de varejo.
Algo estranho sobre essa campanha de crowdfunding? O título descreve o mini PC como OneXPlayer M1, mas a imagem principal mostra um dispositivo com a palavra “ONEXSTATION” nele. Portanto, é possível que a empresa ainda não tenha definido o nome final do pequeno computador.
Enquanto isso, os clientes no Japão já podem pré-encomendar um ONEXPLAYER M1.
Os preços naquele país começam em 142.310 ienes (cerca de US$ 900) para um modelo com 32 GB de RAM e 1 TB de armazenamento, e a empresa está oferecendo um desconto de 10% no preço de um dock gráfico ONEXGPU se você comprar um pacote que inclui ambos os mini PC e o eGPU.