Seguindo os passos de outros fabricantes de smartphones Android, a OnePlus promete 4 anos de grandes atualizações para alguns telefones.
Um número crescente de fabricantes de smartphones está se comprometendo a oferecer software de longo prazo e atualizações de segurança para seus telefones, tornando viável para os usuários manter seus telefones por quatro ou cinco anos, em vez de atualizar a cada 2 ou 3 anos.
A última empresa a se comprometer é a OnePlus, que diz oferecer quatro gerações das principais atualizações do Android e cinco anos de atualizações de segurança, para “dispositivos selecionados”.
OnePlus promete 4 anos de grandes atualizações para alguns telefones
O anúncio é bastante vago sobre quais dispositivos serão selecionados. Mas, como a linha de produtos OnePlus é dividida em categorias premium e econômicas, parece uma aposta segura que os telefones mais caros são os que têm maior probabilidade de se beneficiar da nova política.
Lembre-se de que a OnePlus diz que a nova política entrará em vigor em 2023, o que significa que não se aplica a nenhum dos smartphones atuais da empresa.
Mas se você comprar um carro-chefe da OnePlus no próximo ano, deverá obter pelo menos quatro atualizações importantes do sistema operacional e cinco anos de atualizações de segurança.
Outra coisa a ter em mente? A OnePlus é bastante vago sobre a frequência com que essas atualizações serão lançadas.
O Google, por exemplo, oferece atualizações mensais de segurança para seus telefones Pixel. Mas a OnePlus apenas diz que as atualizações de segurança estarão disponíveis.
E mais uma coisa a considerar: como acontece com os telefones de todas as empresas que assumem esse tipo de compromisso, o relógio começa a bater quando a OnePlus lança um novo telefone, não quando você o compra.
Portanto, se um telefone for lançado com o Android 13 em 2023, ele deverá obter o Android 17 em 2027 e continuar recebendo atualizações de segurança por mais um ano depois disso. Mas isso é verdade se você comprar o telefone em 2023 ou 2025.
Dito isso, as atualizações de software são apenas um fator que contribui para a longevidade.
Muitas pessoas atualizam os telefones hoje em dia não porque estão cansadas de executar softwares mais antigos (possivelmente inseguros), mas porque é mais barato ou mais fácil comprar um novo telefone do que substituir uma tela quebrada ou uma bateria descarregada.
Portanto, seria bom se a OnePlus também adotasse outra tendência recente e disponibilizasse peças de reposição e manuais de reparo para clientes que desejam realizar seus próprios reparos em casa.