Segundo o CEO da OnePlus sua empresa irá se integrar ainda mais, e com isso, a OnePlus e Oppo estão mais próximas, mas permanecerão distintas.
O CEO da OnePlus, Pete Lau, anunciou que a empresa planeja “se integrar ainda mais” com a Oppo, outra fabricante chinesa de telefones (mas que fabrica smartphones que não são normalmente vendidos na América do Norte).
OnePlus e Oppo estão mais próximas, mas permanecerão distintas
A mudança provavelmente não terá muito impacto sobre os consumidores daqui para frente, mas significa que provavelmente veremos ainda mais semelhanças entre o futuro OnePlus e o hardware Oppo daqui para frente.
Lau diz que as marcas permanecerão distintas, porém, e os telefones OnePlus continuarão a ser fornecidos com o software personalizado OxygenOS baseado em Android da empresa.
Quando OnePlus lançou seu primeiro smartphone em 2014, a empresa reivindicou sua posição como uma nova startup não convencional focada em entregar telefones “matadores de carros” a preços acessíveis.
Mas não demorou muito para que as pessoas descobrissem que a OnePlus era uma subsidiária da gigante chinesa de eletrônicos BBK, que também possui as marcas Oppo, Vivo, Realme e iQOO. E ao longo dos anos, se você quisesse uma ideia do que esperar do próximo carro-chefe OnePlus, uma boa maneira de dar uma espiada era procurar o modelo Oppo mais recente.
Lau também é atualmente diretor de produtos da Oppo.
No início deste ano, a OnePlus anunciou que estava “em processo de integração adicional de alguns recursos de P&D” com OPLUS, o grupo de investidores que supervisiona OnePlus, Oppo e Realme.
Não está claro se o anúncio de hoje é apenas a confirmação de que essa integração está em andamento ou se as empresas estão fundindo suas operações ainda mais.
Mas Lau observa que a mudança ocorre em um momento em que a Oppo “começou a aumentar nosso portfólio de produtos”.
Além de oferecer um ou dois dispositivos principais por ano, a empresa começou a entregar smartphones de baixo custo e de médio porte, incluindo o novo OnePlus Nord N200 5G chegando à América do Norte este mês por US$ 240 e o OnePlus Nord CE 5G indo para a Europa e Índia por £ 299 (~$ 420).
Talvez reunir os recursos das duas subsidiárias do BBK permitirá que a OnePlus forneça uma variedade ainda maior de dispositivos daqui para frente.
Ou talvez apenas deixe as empresas cortarem custos ao combinar operações de pesquisa e desenvolvimento com impacto mínimo nos dispositivos entregues aos clientes.