OBS Studio 31 lançado com novos recursos do NVIDIA Blur

Foi lançado o OBS Studio 31 com novos recursos do NVIDIA Blur, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Open Broadcaster é um software de código aberto e multiplataforma (disponível para Linux, Microsoft Windows e Apple OS X), que permite gravar as atividades da área de trabalho e compartilhá-los ao vivo na web.

Existem muitos programas para capturar e gravar o que acontece na tela do computador para Linux. Até algumas ferramentas para criar GIFs ou mostrar o que acontece no terminal. Mas se houver um programa completo com opções avançadas para profissionais, o OBS Studio.

OBS Studio é um programa completo de gravação e streaming de vídeo.

Ele é ideal tanto para gravar tudo que acontece na tela de cursos, tutoriais, fazer upload para plataformas como o YouTube, ou também transmitir o que você faz ao vivo.

O software OBS Studio é de código aberto e gratuito.

Um programa completo de streaming de software e captura de vídeo disponível para várias plataformas, que é usado por alguns youtubers, professores ou aqueles que fazem transmissões ao vivo no Twitch.

Um software profissional muito completo e totalmente gratuito, com uma versão compatível com Linux como você já sabe.

Esse incrível programa pode ser usado para fazer tutoriais em vídeo e compartilhá-los no YouTube Live, Twitch TV, DailyMotion e etc. Com ele você pode capturar o desktop inteiro ou apenas uma janela, importar vídeo de uma placa de captura e adicionar imagens ou texto.

Agora, o OBS Studio 31 já está disponível.

Novidades do OBS Studio 31

OBS Studio 31 lançado com novos recursos do NVIDIA Blur
OBS Studio 31 lançado com novos recursos do NVIDIA Blur

O OBS Studio 31, repleta de recursos interessantes, mudanças significativas e correções essenciais.

Uma das adições de destaque é a introdução do NVIDIA Blur Filter e Background Blur, que fornece aos usuários opções aprimoradas para criar transmissões visualmente envolventes.

Juntamente com novas barras de rolagem de pré-visualização e indicadores de zoom/escala, os usuários agora têm mais controle e flexibilidade ao ajustar suas cenas.

Para streamers que aproveitam o Interactive Video Service (IVS) da Amazon, a integração desta plataforma agora é perfeita.

Da mesma forma, o software agora habilita recursos de bate-papo do YouTube de primeira linha, facilitando o envolvimento direto com o público durante as transmissões.

Além disso, o suporte para o formato v210 para captura de dispositivo AJA e o recurso QSV AV1 Screen Content Coding expandem ainda mais os recursos de nível profissional do OBS Studio.

No entanto, esta versão também marca o fim do suporte para GPUs NVIDIA Kepler (séries 600 e 700) para NVENC. Usuários com essas GPUs precisarão considerar atualizações de hardware para continuar aproveitando a funcionalidade NVENC.

Além disso, os usuários da NVIDIA são aconselhados a atualizar seus drivers de GPU para 551.76 (Windows) ou 550.54.14 (Linux) ou mais recente para garantir a compatibilidade com esta versão.

Outra atualização crucial envolve uma alteração no certificado de assinatura de código do OBS Studio. Embora isso melhore a segurança, pode causar problemas de compatibilidade com algumas soluções anti-cheat.

Desenvolvedores de jogos e anti-cheat são incentivados a consultar a documentação oficial de atualização do certificado Capture Hook do OBS Studio para obter mais orientações.

Além do mencionado acima, entre as mudanças notáveis ​​no OBS Studio 31, também vale a pena destacar:

  • Atualizou o código-fonte do navegador e os componentes do dock para o Chromium versão 127 em todas as plataformas.
  • Introduzidas coordenadas relativas para itens de cena, melhorando a consistência em coleções de cenas.
  • Separe os efeitos de áudio da NVIDIA da supressão de ruído, garantindo um gerenciamento de filtro mais direto.
  • Recursos não suportados desabilitados, como o Automatic Scene Switcher no Wayland para usuários Linux.

A equipe do OBS Studio também corrigiu vários bugs na nova versão para garantir maior estabilidade e desempenho. Os destaques incluem:

  • Correções para travamentos relacionados à codificação QSV no Linux, captura de jogos D3D12 no Windows e importações de coleções de cenas entre plataformas.
  • Resoluções para vazamentos de memória em recursos como o plug-in PipeWire e reprodução de mídia HDR.
  • Melhorias no Assistente de configuração automática e no registro de teclas de atalho no macOS.

Por fim, vários recursos e suporte legados foram removidos, incluindo:

  • Compatibilidade com Ubuntu 22.04.
  • Suporte ao protocolo FTL.
  • Suporte padrão para dispositivos de áudio de desktop no macOS 13+.

Então, para saber mais sobre essa versão do OBS Studio, acesse a nota de lançamento.

Como instalar

Para instalar a versão mais recente do OBS Studio nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o Open Broadcaster no Linux via Flatpak
Como instalar o Open Broadcaster no Linux via Snap
Como instalar o Open Broadcaster no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.