Foi lançado o OBS Studio 31 beta lançado com vários novos recursos, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Open Broadcaster é um software de código aberto e multiplataforma (disponível para Linux, Microsoft Windows e Apple OS X), que permite gravar as atividades da área de trabalho e compartilhá-los ao vivo na web.
Existem muitos programas para capturar e gravar o que acontece na tela do computador para Linux. Até algumas ferramentas para criar GIFs ou mostrar o que acontece no terminal. Mas se houver um programa completo com opções avançadas para profissionais, o OBS Studio.
OBS Studio é um programa completo de gravação e streaming de vídeo.
Ele é ideal tanto para gravar tudo que acontece na tela de cursos, tutoriais, fazer upload para plataformas como o YouTube, ou também transmitir o que você faz ao vivo.
O software OBS Studio é de código aberto e gratuito.
Um programa completo de streaming de software e captura de vídeo disponível para várias plataformas, que é usado por alguns youtubers, professores ou aqueles que fazem transmissões ao vivo no Twitch.
Um software profissional muito completo e totalmente gratuito, com uma versão compatível com Linux como você já sabe.
Esse incrível programa pode ser usado para fazer tutoriais em vídeo e compartilhá-los no YouTube Live, Twitch TV, DailyMotion e etc. Com ele você pode capturar o desktop inteiro ou apenas uma janela, importar vídeo de uma placa de captura e adicionar imagens ou texto.
Agora, o OBS Studio 31 já está disponível.
Novidades do OBS Studio 31
Sim. O OBS Studio 31.0 entrou em teste beta público para este software poderoso, de código aberto, multiplataforma e gratuito para gravação de vídeo e transmissão ao vivo para Linux, macOS e Windows.
O OBS Studio 31.0 promete vários novos recursos, incluindo filtro de desfoque NVIDIA e desfoque de fundo, barras de rolagem de visualização, suporte ao formato v210 para captura de dispositivo AJA, integração de serviço Amazon IVS, codificação de conteúdo de tela QSV AV1 e suporte para recursos de bate-papo do YouTube de primeira parte.
Algumas mudanças específicas do Linux na próxima versão do OBS Studio incluem funções de inibição de proteção de tela aprimoradas ao instalar o OBS Studio como um aplicativo Flatpak, codificador QSV aprimorado, fontes de captura de exibição e janela alteradas para não capturar implicitamente, desabilitado o Automatic Scene Switcher integrado no Wayland e suporte removido do Ubuntu 22.04 LTS.
O OBS Studio 31.0 também promete separar os efeitos de áudio NVIDIA da supressão de ruído migrando automaticamente os filtros existentes, bem como uma implementação NVENC refatorada com codificação dividida, modo Target Quality VBR (CQVBR), um campo de opções personalizado para permitir a configuração de mais opções que não garantem seus próprios elementos de IU e B-Frames como referência.
Entre outras mudanças notáveis esperadas na próxima versão principal do OBS Studio, há uma nova mensagem de aviso para a fonte do Window Capture que será exibida ao tentar capturar aplicativos WinUI 3 com BitBlt, mensagens de erro aprimoradas para a Câmera Virtual do macOS, suporte de GPU NVIDIA Kepler removido para a implementação NVENC e itens de cena alterados para usar coordenadas relativas.
A partir do OBS Studio 31.0, o certificado de assinatura de código para o OBS Studio será atualizado, o que pode impactar a compatibilidade da captura de jogos com algumas soluções anti-cheat.
Por fim, também haverá inúmeras correções de bugs para melhorar a funcionalidade existente e tornar o OBS Studio mais confiável e estável.
Então, para saber mais sobre essa versão do OBS Studio, acesse a nota de lançamento.
Como instalar
O primeiro beta público do OBS Studio 31.0 está disponível para download na página do GitHub do projeto como binários prontos para uso para sistemas Ubuntu 24.04 LTS, bem como para sistemas Windows e macOS.
No entanto, tente manter em mente que esta é uma versão de pré-lançamento, então não a use em ambientes de produção.
Para instalar a versão mais recente do OBS Studio nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o Open Broadcaster no Linux via Flatpak
Como instalar o Open Broadcaster no Linux via Snap
Como instalar o Open Broadcaster no Ubuntu e derivados