OBS Studio 30.2 lançado com melhorias e novos recursos, e mais

Foi lançado o OBS Studio 30.2 com melhorias e novos recursos, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Open Broadcaster é um software de código aberto e multiplataforma (disponível para Linux, Microsoft Windows e Apple OS X), que permite gravar as atividades da área de trabalho e compartilhá-los ao vivo na web.

Existem muitos programas para capturar e gravar o que acontece na tela do computador para Linux. Até algumas ferramentas para criar GIFs ou mostrar o que acontece no terminal. Mas se houver um programa completo com opções avançadas para profissionais, o OBS Studio.

OBS Studio é um programa completo de gravação e streaming de vídeo.

Ele é ideal tanto para gravar tudo que acontece na tela de cursos, tutoriais, fazer upload para plataformas como o YouTube, ou também transmitir o que você faz ao vivo.

O software OBS Studio é de código aberto e gratuito.

Um programa completo de streaming de software e captura de vídeo disponível para várias plataformas, que é usado por alguns youtubers, professores ou aqueles que fazem transmissões ao vivo no Twitch.

Um software profissional muito completo e totalmente gratuito, com uma versão compatível com Linux como você já sabe.

Esse incrível programa pode ser usado para fazer tutoriais em vídeo e compartilhá-los no YouTube Live, Twitch TV, DailyMotion e etc. Com ele você pode capturar o desktop inteiro ou apenas uma janela, importar vídeo de uma placa de captura e adicionar imagens ou texto.

Agora, o OBS Studio 30.2 já está disponível.

Novidades do OBS Studio 30.2

OBS Studio 30.2 lançado com melhorias e novos recursos, e mais
OBS Studio 30.2 lançado com melhorias e novos recursos, e mais

Sim. O OBS Studio lançou a sua versão mais recente, 30.2, introduzindo melhorias significativas e novos recursos.

A atualização começa com um novo visual. OBS Studio 30.2 aprimorou sua interface de usuário com atualizações visuais que facilitam a navegação e a operação. Uma adição notável é a introdução do formato de gravação “Hybrid MP4”.

Este recurso beta combina a tolerância a falhas do MP4 fragmentado com a ampla compatibilidade e tempos de acesso mais rápidos do MP4 tradicional.

Ele suporta marcadores de capítulo compatíveis com os principais reprodutores de vídeo e ferramentas de edição como DaVinci Resolve.

Para streamers que buscam ultrapassar os limites, o OBS adicionou suporte para streaming de vídeo multitrack, atualmente disponível exclusivamente no Windows.

Isso permite que os criadores de conteúdo gerenciem várias faixas de áudio e vídeo simultaneamente, otimizando suas transmissões para plataformas como Twitch, conhecidas como “Enhanced Broadcasting”.

Os usuários da NVIDIA devem observar que, para utilizar totalmente esses recursos, eles devem atualizar para os drivers de GPU mais recentes (531.61 para Windows e 530.41.03 para Linux).

Esta atualização é particularmente importante para usuários Linux. O codificador NVENC nativo agora oferece suporte a AV1, e suporte de textura compartilhada foi adicionado aos codificadores NVENC, QuickSync e VA-API.

Isso amplia as possibilidades para streamers baseados em Linux utilizarem a aceleração de hardware de forma mais eficaz.

A introdução de um sistema Composable Themes marca um avanço significativo na personalização. Este novo sistema permite que os usuários alternem facilmente entre temas básicos e variantes por meio de uma guia de configurações de “Aparência” recém-adicionada.

Para aqueles que dependem de temas de alto contraste para acessibilidade, o OBS Studio 30.2 recomenda habilitar alto contraste nas configurações do sistema operacional, já que o tema Sistema legado foi descontinuado.

OBS Studio também simplificou vários aspectos de sua operação. As mudanças são abrangentes, variando desde a desduplicação de áudio em cenas e grupos até melhorias no desempenho da fonte de texto freetype2 e ajustes na interface do usuário.

Notavelmente, o software corrigiu vários bugs, incluindo problemas com codificadores AV1, layouts de canais de áudio e propriedades do codificador.

Então, para saber mais sobre essa versão do OBS Studio, acesse a nota de lançamento.

Como instalar

Para instalar a versão mais recente do OBS Studio nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o Open Broadcaster no Linux via Flatpak
Como instalar o Open Broadcaster no Linux via Snap
Como instalar o Open Broadcaster no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.