OBS Studio 30.2 beta 1 lançado com suporte a NVENC AV1, e mais

Foi lançado o OBS Studio 30.2 beta 1 com suporte a NVENC AV1, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Open Broadcaster é um software de código aberto e multiplataforma (disponível para Linux, Microsoft Windows e Apple OS X), que permite gravar as atividades da área de trabalho e compartilhá-los ao vivo na web.

Existem muitos programas para capturar e gravar o que acontece na tela do computador para Linux. Até algumas ferramentas para criar GIFs ou mostrar o que acontece no terminal. Mas se houver um programa completo com opções avançadas para profissionais, o OBS Studio.

OBS Studio é um programa completo de gravação e streaming de vídeo.

Ele é ideal tanto para gravar tudo que acontece na tela de cursos, tutoriais, fazer upload para plataformas como o YouTube, ou também transmitir o que você faz ao vivo.

O software OBS Studio é de código aberto e gratuito.

Um programa completo de streaming de software e captura de vídeo disponível para várias plataformas, que é usado por alguns youtubers, professores ou aqueles que fazem transmissões ao vivo no Twitch.

Um software profissional muito completo e totalmente gratuito, com uma versão compatível com Linux como você já sabe.

Esse incrível programa pode ser usado para fazer tutoriais em vídeo e compartilhá-los no YouTube Live, Twitch TV, DailyMotion e etc. Com ele você pode capturar o desktop inteiro ou apenas uma janela, importar vídeo de uma placa de captura e adicionar imagens ou texto.

Agora, o OBS Studio 30.2 beta 1 já está disponível para testes beta públicos.

Novidades do OBS Studio 30.2 beta 1

OBS Studio 30.2 beta 1 lançado com suporte a NVENC AV1, e mais
OBS Studio 30.2 beta 1 lançado com suporte a NVENC AV1, e mais

Sim. O OBS Studio 30.2 entrou hoje em teste beta público para este software poderoso, de código aberto, multiplataforma e gratuito para gravação de vídeo e transmissão ao vivo, adicionando alguns recursos interessantes para usuários Linux.

OBS Studio 30.2 promete suporte Linux para o codificador NVENC nativo com suporte para NVENC AV1, suporte de textura compartilhada Linux para os codificadores NVENC, QuickSync e VA-API, suporte para áudio e vídeo multitrilha Enhanced RTMP/FLV, que substitui o antigo “VOD Track” baseado em metadados e suporte HEVC para saída WebRTC.

Ele também promete suporte para um formato de saída experimental “Hybrid MP4”, que combina tolerância a falhas de MP4 fragmentado com ampla compatibilidade e tempos de acesso mais rápidos do MP4 normal.

O “Hybrid MP4” suporta a inserção de marcadores de capítulo, que são suportados pela maioria dos reprodutores de vídeo e software de edição, por meio de uma tecla de atalho ou API.

Outro novo recurso interessante do OBS Studio 30.2 é o suporte para streaming de vídeo multitrack, que só funcionará no Windows com uma GPU NVIDIA na próxima versão.

O suporte para outras plataformas e GPUs está planejado para uma versão futura do OBS Studio, de acordo com os desenvolvedores.

“Quando este recurso estiver habilitado, os seguintes dados sobre o seu sistema serão enviados para o serviço de streaming ao iniciar um stream: informações de configuração do OBS (largura e altura da tela, taxa de quadros, largura e altura do codificador, configuração da faixa de áudio VOD, versão do OBS) , informações da CPU (nome, velocidade, contagens de núcleos), informações da memória (livre, total), informações do sistema operacional (nome, versão, arco, emulação) e configurações de vídeo multitrack (largura de banda máxima de streaming, faixas máximas de vídeo).”

Outras mudanças dignas de nota no OBS Studio 30.2 incluem suporte de legenda oculta para HEVC e AV1, captura unificada de janela/display PipeWire em uma única fonte de “Captura de tela”, desempenho aprimorado de fonte de texto freetype2, suporte de decodificador NVDEC para fontes DirectShow codificadas e suporte para áudio saídas WHIP somente e somente vídeo.

Ele também promete um novo sistema Composable Themes que simplifica a criação e manutenção de temas, ao mesmo tempo que permite opções de personalização futuras, estilo Qt Fusion aplicado por padrão no Linux, várias melhorias de desempenho para codificação de textura e priorização de decodificador NVDEC em sistemas NVIDIA.

Então, para saber mais sobre essa versão do OBS Studio, acesse a nota de lançamento.

Como instalar

OBS Studio 30.1 Beta está disponível para download agora mesmo na página GitHub do projeto se você quiser dar uma olhada e testar os novos recursos.

No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, portanto não a use em um ambiente de produção.

Para instalar a versão mais recente do OBS Studio nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o Open Broadcaster no Linux via Flatpak
Como instalar o Open Broadcaster no Linux via Snap
Como instalar o Open Broadcaster no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.