Foi lançado o OBS Studio 30.0.1 com correções e melhorias, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Open Broadcaster é um software de código aberto e multiplataforma (disponível para Linux, Microsoft Windows e Apple OS X), que permite gravar as atividades da área de trabalho e compartilhá-los ao vivo na web.
Existem muitos programas para capturar e gravar o que acontece na tela do computador para Linux. Até algumas ferramentas para criar GIFs ou mostrar o que acontece no terminal. Mas se houver um programa completo com opções avançadas para profissionais, o OBS Studio.
OBS Studio é um programa completo de gravação e streaming de vídeo.
Ele é ideal tanto para gravar tudo que acontece na tela de cursos, tutoriais, fazer upload para plataformas como o YouTube, ou também transmitir o que você faz ao vivo.
O software OBS Studio é de código aberto e gratuito.
Um programa completo de streaming de software e captura de vídeo disponível para várias plataformas, que é usado por alguns youtubers, professores ou aqueles que fazem transmissões ao vivo no Twitch.
Um software profissional muito completo e totalmente gratuito, com uma versão compatível com Linux como você já sabe.
Esse incrível programa pode ser usado para fazer tutoriais em vídeo e compartilhá-los no YouTube Live, Twitch TV, DailyMotion e etc. Com ele você pode capturar o desktop inteiro ou apenas uma janela, importar vídeo de uma placa de captura e adicionar imagens ou texto.
Agora, o OBS Studio 30.0.1 já está disponível.
Novidades do OBS Studio 30.0.1
No mês passado foi lançado o OBS Studio 30 com aceleração Intel QSV AV1 no Linux, saída WHIP/WebRTC, suporte ao painel da sala de controle ao vivo do YouTube e uma variedade de outros recursos para este software popular entre streamers de jogos e transmissão ao vivo.
E agora foi lançado o OBS Studio 30.0.1 com algumas correções de travamentos e outros refinamentos para a atualização do mês passado.
Entre as correções de travamento encontradas no OBS Studio 30.0.1 estão um problema de captura de tela do PipeWire, que ajudará aqueles que executam um desktop Linux moderno onde o PipeWire está sendo usado para gerenciar fluxos de áudio/vídeo.
No OBS Studio 30.0.1, há também uma correção de travamento ao remover itens de cena, bem como ao desligar ao usar o suporte OBS WebSockets.
Esta versão pontual também possui uma correção de vazamento de memória e outras correções de bugs aleatórias.
Então, para saber mais sobre essa versão do OBS Studio, acesse a nota de lançamento.
Como instalar
Para instalar a versão mais recente do OBS Studio nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o Open Broadcaster no Linux via Flatpak
Como instalar o Open Broadcaster no Linux via Snap
Como instalar o Open Broadcaster no Ubuntu e derivados