OBS Studio 29.0.1 lançado com correções para Wayland, e mais

Foi lançado o OBS Studio 29.0.1 com correções para Wayland, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Open Broadcaster é um software de código aberto e multiplataforma (disponível para Linux, Microsoft Windows e Apple OS X), que permite gravar as atividades da área de trabalho e compartilhá-los ao vivo na web.

Existem muitos programas para capturar e gravar o que acontece na tela do computador para Linux. Até algumas ferramentas para criar GIFs ou mostrar o que acontece no terminal. Mas se houver um programa completo com opções avançadas para profissionais, o OBS Studio.

OBS Studio é um programa completo de gravação e streaming de vídeo.

Ele é ideal tanto para gravar tudo que acontece na tela de cursos, tutoriais, fazer upload para plataformas como o YouTube, ou também transmitir o que você faz ao vivo.

O software OBS Studio é de código aberto e gratuito.

Um programa completo de streaming de software e captura de vídeo disponível para várias plataformas, que é usado por alguns youtubers, professores ou aqueles que fazem transmissões ao vivo no Twitch.

Um software profissional muito completo e totalmente gratuito, com uma versão compatível com Linux como você já sabe.

Esse incrível programa pode ser usado para fazer tutoriais em vídeo e compartilhá-los no YouTube Live, Twitch TV, DailyMotion e etc. Com ele você pode capturar o desktop inteiro ou apenas uma janela, importar vídeo de uma placa de captura e adicionar imagens ou texto.

Agora, os desenvolvedores do OBS Studio lançaram a versão 29.0.1, uma atualização importante que adiciona novos recursos e melhorias.

Novidades do OBS Studio 29.0.1

OBS Studio 29.0.1 lançado com correções para Wayland, e mais
OBS Studio 29.0.1 lançado com correções para Wayland, e mais

O OBS Studio 29.0.1 é uma versão de “hotfix” que aborda vários problemas descobertos no OBS Studio 29.0.

Existem várias correções específicas do Linux no OBS Studio 29.0.1, incluindo uma falha ao usar Wayland e tentar usar o alternador automático de cena, um problema em que a captura de tela não funcionava corretamente no X11, um bug em que substituir o tema poderia causar falha ao iniciar o OBS Studio, bem como um problema de renderização de software.

Esta versão também corrige a mensagem “NVIDIA AUDIO Effects SDK está desatualizado” que aparece nas propriedades do filtro de redução de ruído quando o SDK não está instalado, bem como uma falha que ocorreu ao usar os filtros de efeitos de áudio da NVIDIA e, em seguida, desinstalar o SDK .

Outras correções incluem uma falha que ocorreu na inicialização quando o aplicativo foi minimizado, um bug no modo de saída FFmpeg personalizado em que o RTMP (Real-Time Messaging Protocol) forçaria alguns codificadores e um bug em que o alfa não seria exibido corretamente ao definir o app para usar o formato de cor BGRA.

Além disso, o OSB Studio 29.0.1 corrige um bug em que os projetores são desbotados ao projetar conteúdo SDR em uma tela HDR, corrige um problema com os filtros de áudio expansor e compressor ascendente e uma falha que ocorreu ao usar a câmera virtual como fonte e em seguida, alterando a resolução da tela.

Também foi corrigido um bug em que as configurações do codificador de perfil não eram atualizadas corretamente ao alternar entre serviços que exigem um codificador diferente, bem como um bug em que a janela/painel de estatísticas exibia um cálculo de espaço em disco incorreto ao pausar as gravações.

Por último, mas não menos importante, para melhorar a qualidade do áudio, o OBS Studio 29.0.1 adiciona uma opção “Knee Width” ao filtro de áudio do compressor ascendente.

Então, para saber mais sobre essa versão do OBS Studio, acesse a nota de lançamento.

Como instalar

Para instalar a versão mais recente do OBS Studio nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o Open Broadcaster no Linux via Flatpak
Como instalar o Open Broadcaster no Linux via Snap
Como instalar o Open Broadcaster no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.