Com o aumento das migrações para o sistema do pinguim, muitos podem estar se perguntando, o que está empurrando cada vez mais usuários do Windows para o Linux?
O Linux há muito tempo é considerado o oprimido do mundo dos sistemas operacionais de desktop, pois muitos acreditavam que desistir do Windows e adotar qualquer sistema Linux como Ubuntu, Linux Mint ou outros não fazia absolutamente nenhum sentido.
No entanto, como todo mundo já sabe, o Linux registrou recentemente um enorme crescimento, com sua participação no mercado aumentando praticamente a cada mês, à medida que mais usuários decidiram dar uma chance à plataforma.
Esses dados praticamente falam por si. Enquanto o Windows está mais ou menos perdendo espaço, o Linux continua crescendo, então, à primeira vista, há uma transição muito óbvia que está acontecendo do sistema operacional da Microsoft para o mundo do Linux.
A mudança em massa para o Linux não é necessariamente surpreendente quando analisamos as recentes mudanças que ocorreram para os usuários do Windows.
A Microsoft encerrou o suporte ao Windows 7 em janeiro deste ano, pedindo aos usuários que ainda executam o sistema operacional de 2009 que atualizassem para o Windows 10.
Para muitos, no entanto, o Windows 7 foi o único caminho a percorrer no que diz respeito ao sistema operacional da Microsoft. E isso aconteceu por duas razões.
Primeiro, é porque o Windows 7 estava funcionando sem problemas em seus dispositivos e esses usuários não querem gastar mais com novo hardware para aproveitar o pacote completo de recursos do Windows 10.
Embora o Windows 10 possa ser executado nos PC’s que rodavam o Windows 7, a Microsoft recomenda que os usuários comprem novos computadores, pois é necessário hardware de nova geração para alguns recursos, como a autenticação biométrica do Windows Hello.
E segundo, é a abordagem diferente que a Microsoft está usando para o Windows 10.
O Windows 7 é considerado por muitos a última versão do Windows com uma abordagem tradicional de área de trabalho, enquanto o Windows 10 usa um conceito moderno que inclui uma loja de aplicativos, um assistente digital, um Centro de Ação e muito mais.
Considerando esses dois motivos, a mudança para o Windows 10 é algo com o qual muitos usuários simplesmente não concordam. Mas, no final das contas, o que os leva ao Linux?
O que está empurrando cada vez mais usuários do Windows para o Linux?
A julgar pelo feedback de que todos podem ler on-line e qual a própria Microsoft deve verificar se deseja retardar essa migração para o Linux, um dos motivos está relacionado à Microsoft como um todo.
Alguns dos que mudaram para o Linux dizem que já tiveram o suficiente no mundo Windows e a mudança para uma plataforma de código aberto garante mais transparência, segurança aprimorada e muito mais.
A própria Microsoft tentou melhorar exatamente essas mesmas áreas, com grandes investimentos em termos de transparência e segurança oferecidas aos usuários do Windows 10.
Se a empresa conseguiu melhorar aqui ainda é algo discutível, mas, por enquanto, parece que os esforços da Microsoft não são suficientes para interromper o crescente apetite pelo Linux.
A abordagem moderna que a Microsoft adotou com o Windows 10 certamente não ajudou, especialmente com toda a controvérsia em torno de coisas como telemetria e coleta de dados.
E os recursos impostos aos usuários, incluindo Cortana e, mais recentemente, o navegador Microsoft Edge, baseado em Chromium, convenceram alguns de que é hora de explorar o mundo não-Windows também e, no caso deles, o Linux é muitas vezes a primeira parada.
Embora eu não tenha dados a esse respeito, acho que uma parte importante daqueles que fazem a transição para o Linux são usuários avançados, pois os iniciantes preferem ficar com o Windows para ter uma experiência familiar.
Mas com todas as melhorias que as distros do Linux receberam em termos de facilidade de uso, há uma boa chance de que outras pessoas possam querer experimentar gostos do Ubuntu, Linux Mint e outros também em algum momento no futuro próximo.
No final das contas, não acho que a migração do Windows para o Linux se reduza a apenas uma coisa, mas a um punhado de lutas no mundo da Microsoft que podem ser muito mais fáceis de resolver em uma plataforma de código aberto/livre.
O que fez você mudar do Windows para o Linux? Deixe-nos saber nos comentários.
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE