Se você já usa programas livres, mas ainda não compreende o que vem a ser isso, entenda melhor o que é software livre e ajude a divulgar essa ideia.
Software livre é um termo usado para referir-se a qualquer programa de computador que possa ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários.
Nesse conceito, os usuários possuem livre acesso ao código fonte do software e podem fazer alterações conforme as suas necessidades, desde que compartilhe as modificações feitas.
O termo foi criado por Richard Matthew Stallman, o aclamado programador, ativista e hacker, fundador do movimento do software livre, do projeto GNU, e da FSF – Free Software Foundation (Fundação para o Software Livre.
A FSF é uma organização sem fins lucrativos, que foi fundada por Richard Stallman em 1985. É essa entidade que determina quais licenças (e consequentemente, os softwares) podem ser consideradas “livres” conforme as definições originais de Stallman.
Conforme o site da entidade:
A Free Software Foundation (FSF) e uma organização sem fins de lucro com a missão mundial de promover a liberdade dos usuários de computador e defender os direitos deles.
Entenda o que é software livre e ajude a divulgar essa ideia
Um programa é considerado um software livre se os usuários possuem as quatro liberdades essenciais:
- A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito (liberdade 0);
- A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1); Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
- A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo (liberdade 2);
- A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
Um programa é software livre se ele dá aos usuários todas essas liberdades de forma adequada.
Embora o foco do Software Livre seja a liberdade de expressão e não o lucro, um usuário que crie um programa licenciado nessa modalidade, se quiser, pode cobrar pelo seu trabalho.
As licenças de utilização foram criadas para garantir a equidade de direitos entre os usuários. A GPL – General Public License (Licença Pública de Uso Geral) é a licença com maior utilização.
Alguns exemplos de software livre com grande distribuição são: os aplicativos do projeto GNU, o sistema operacional Linux, o editor de imagens GIMP, entre outros.
Ficou na dúvida se o aplicativo que você usa se encaixa na definição da FSF?
Confira a lista de licenças consideradas livres pela FSF.
Confira a explicação nas palavras de Richard Stallman, assistindo o vídeo abaixo: