O popular editor de texto Notepad++ foi banido na China

O popular editor de texto Notepad++ foi banido na China por causa do posicionamento do seu desenvolvedor contra a agitação política em Hong Kong. Entenda!

A China proibiu o popular software (e alternativa ao Bloco de notas), chamado Notepad++, devido aos protestos do desenvolvedor contra a agitação política em Hong Kong e as violações dos direitos humanos do povo uigur na China.

O popular editor de texto Notepad++ foi banido na China

O popular editor de texto Notepad++ foi banido na China
O popular editor de texto Notepad++ foi banido na China

A conta do twitter do Notepad++ afirma que este bloqueio provavelmente está sendo feito devido ao lançamento de suas edições ‘Stand with Hong Kong‘ e ‘Free Uyghur‘, que foram nomeadas desta forma para mostrar a situação dos povos de Hong Kong e Uyghur.

“Rejeito a ideia de que nossos direitos de liberdade de expressão sejam restringidos por um país autoritário. O Notepad++ está com o povo de Hong Kong”, afirmou o post do blog Stand with Hong Kong.

Ao tentar fazer download do programa Notepad++ usando navegadores da Web baseados na China, como o Tencent, os downloaders são recebidos com mensagens intersticiais dizendo que o site foi bloqueado.

Ao mostrar mensagens intersticiais como essa, os URLs intersticiais do navegador QQ contêm um valor ‘evilclass’ que indica qual mensagem exibir.

A URL mostrada na mensagem de bloco do Notepad++ usa uma variável ‘evilclass’ com um valor de 8, que é a única mensagem a afirmar que “está banido pelo estado”.

Esses bloqueios não são exclusivos do navegador QQ, mas também são mostrados em outros navegadores com base na China, como o navegador 360 Chrome, que exibiu a seguinte mensagem:

O site que você está visitando contém informações ilegais, feche a página.

No momento, a página inicial do Notepad++ ainda pode ser acessada em navegadores chineses e apenas as páginas de download são bloqueadas.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 173

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.