Conheça o NVIDIA Grace CPU Superchip, um processador ARM de 144 núcleos para data centers, com arquitetura de interconexão de NVLink-C2C.
A NVIDIA revelou um novo Grace CPU Superchip para servidores que inclui 144 núcleos de CPU ARM em um único soquete usando o mesmo truque que a Apple usou para seu processador M1 Ultra: juntar dois chips usando uma interface de alta velocidade.
NVIDIA Grace CPU Superchip, um processador ARM de 144 núcleos para data centers
Para o M1 Ultra, a Apple desenvolveu o que chama de arquitetura “UltraFusion”. A NVIDIA chama sua arquitetura de interconexão de NVLink-C2C e diz que suporta larguras de banda “de 900 gigabytes por segundo ou mais”, oferecendo eficiência muito melhor do que uma interface PCIe Gen 5.
Embora o primeiro chip a usar a nova tecnologia NVLink-C2C seja projetado para data centers em vez de dispositivos de consumo, a NVIDIA planeja usá-lo para conectar CPUs, GPUs e outros componentes para “uma nova classe de produtos integrados construídos por meio de chiplets” que oferecem alta largura de banda e densidade, mas baixa latência e consumo de energia.
Quanto ao Grace CPU Superchip, além de 144 núcleos de CPU ARMv9, o chip suporta memória LPDDR5x com largura de banda de 1TB/s e Código de Correção de Erros (ECC). A CPU consome menos de 500 watts enquanto
Sobre o produto, Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA, disse que:
“Um novo tipo de data center surgiu – fábricas de IA que processam e refinam montanhas de dados para produzir inteligência. O Grace CPU Superchip oferece o mais alto desempenho, largura de banda de memória e plataformas de software NVIDIA em um chip e brilhará como a CPU da infraestrutura de IA do mundo.”
O Grace CPU Superchip deve ser lançado no primeiro semestre de 2023.