E a NVIDIA atualizou suas GPUs de laptop de nível básico para 2022 com RTX 2050, MX570 e MX550. Confira os detalhes desse update.
As GPUs da série MX são peças de baixo consumo de energia que normalmente são um avanço em relação aos gráficos integrados oferecidos pela Intel ou AMD, mas que tendem a não ter o tipo de potência necessária para coisas como ray-tracing ou jogos AAA.
Esses chips são freqüentemente encontrados em laptops finos e leves, onde pode ser impraticável colocar uma GPU que consome mais energia.
Agora, a NVIDIA lançou três novos processadores gráficos básicos para laptops que devem chegar na primavera de 2022.
NVIDIA atualizou suas GPUs de laptop de nível básico para 2022 com RTX 2050, MX570 e MX550
Sim. A NVIDIA atualizou suas GPUs de laptop de nível básico para 2022 com RTX 2050, MX570 e MX550. A nova NVIDIA GeForce MX550 parece ser uma atualização modesta do MX450 do ano passado, enquanto a nova GeForce MX570 deve trazer melhor desempenho e eficiência graças a uma atualização de arquitetura de Turing para Ampere.
E então há a NVIDIA GeForce RTX 2050 e um chip de nome estranho que parece ser mais um RTX 3050 simplificado do que um verdadeiro chip da série 20xx.
Embora a NVIDIA diga que o MX550 oferece “mais núcleos CUDA e velocidades de memória mais rápidas” do que seu processador, não há menção de uma mudança arquitetônica, sugerindo que é baseado na mesma tecnologia NVIDIA Turing.
O novo processador MX570, por outro lado, tem “núcleos CUDA mais eficientes em termos de energia”, bem como velocidades de memória mais rápidas, e a NVIDIA diz que é uma solução para “edição de fotos, edição de vídeo e jogos mais rápidos em comparação com os gráficos integrados mais recentes”.
Como AnandTech aponta, isso provavelmente significa que é um chip Ampere de 8 nm com uma GPU GA107 em vez de um chip Turing de 12 nm com uma GPU TU117 como o MX550 e MX450.
A nova GeForce RTX 2050 da NVIDIA é a nova GPU mais estranha que vimos há algum tempo. Embora o nome sugira que faz parte da linha de gráficos de laptops RTX 20xx, introduzida pela primeira vez em 2019, a NVIDIA disse à AnandTech que o novo chip apresenta uma GPU Ampere de geração atual em vez de gráficos de Turing da geração anterior.
Mas… é a GPU Ampere de menor desempenho até agora, com o mesmo número de núcleos CUDA no RTX 3050, mas velocidades de clock menores, largura de banda do barramento de memória menor e uma faixa de TDP menor.
Dado que muitos jogadores descobriram que o RTX 3050 mal consegue lidar com o rastreamento de raios em tempo real, é provável que o RTX 2050 seja uma solução menos do que ideal para jogadores sérios.
Mas o RTX 2050 ainda está um passo à frente do MX570, o que pode torná-lo útil para pessoas que estão mais interessadas em outras atividades que requerem gráficos acelerados por hardware, como edição de multimídia.
É provável que os fabricantes de PC comecem a anunciar novos laptops com as mais recentes soluções gráficas de nível básico da NVIDIA no Consumer Electronics Show em algumas semanas.
Enquanto isso, para um mergulho mais profundo no que fazemos e não sabemos sobre as novas GPUs, eu definitivamente recomendo verificar esse artigo da AnandTech.