A NVIDIA informou que o próximo driver gráfico NVIDIA 560 adotará módulos de kernel de GPU de código aberto.
A NVIDIA é uma multinacional americana com sede em Santa Clara, no estado da Califórnia, que fabrica peças de computador, e é mais popularmente conhecida por sua série de placas de vídeo GeForce.
Ela também fornece drivers para os diferentes sistemas operacionais que suportam suas placas, incluindo o Linux. Mas até então, esses drivers eram totalmente fechados/proprietários.
Agora, a NVIDIA anunciou seus planos de fazer a transição completa para os módulos de kernel de GPU de código aberto com o próximo driver gráfico NVIDIA 560 para sistemas operacionais baseados em Linux.
NVIDIA 560 adotará módulos de kernel de GPU de código aberto
Sim. Em um movimento emocionante para compatibilidade de software e hardware de código aberto, a NVIDIA anunciou a transição de seus drivers de GPU para Linux para código aberto com o próximo lançamento do driver R560.
Já se passaram dois anos desde que a NVIDIA lançou o primeiro driver gráfico Linux com módulos de kernel de GPU de código aberto, que eventualmente substituirá o driver proprietário de código fechado quando estes amadurecerem.
Durante esse período, os módulos NVIDIA Open Kernel receberam novos recursos como suporte HMM (Heterogeneous Memory Management), computação confidencial, arquiteturas de memória coerentes das plataformas Grace da NVIDIA e outros, tornando-os prontos para as massas.
No entanto, a NVIDIA afirma que nem todas as GPUs NVIDIA são compatíveis com os módulos do kernel da GPU de código aberto. Por enquanto, eles são conhecidos por trabalhar nas arquiteturas NVIDIA Turing, Ampere, Ada Lovelace e Hopper.
As arquiteturas Maxwell, Pascal e Volta ainda não são compatíveis com os módulos do kernel da GPU de código aberto. A NVIDIA recomenda o uso do driver proprietário da NVIDIA.
Por outro lado, plataformas de ponta como NVIDIA Grace Hopper e NVIDIA Blackwell só podem ser usadas com módulos de kernel de GPU de código aberto.
A NVIDIA disse que:
“Dois anos depois, alcançamos desempenho de aplicativos equivalente ou melhor com nossos módulos de kernel de GPU de código aberto e adicionamos novos recursos substanciais. Estamos agora em um ponto em que a transição completa para os módulos do kernel da GPU de código aberto é a decisão certa, e estamos fazendo essa mudança no próximo lançamento do driver R560.”
A NVIDIA lançou recentemente a série de drivers gráficos NVIDIA 555 com suporte explícito à sincronização de GPU, um marco importante que finalmente permitiria uma experiência de desktop Wayland tranquila em GPUs NVIDIA.
Com o próximo driver gráfico NVIDIA 560, os usuários do Linux finalmente poderão desfrutar de uma experiência gráfica NVIDIA de código aberto.