Mesmo com a Asus se comprometido com a produção de computadores NUC, infelizmente, o NUC Extreme chegou ao fim da linha.
A Asus pode ter assumido as vendas, marketing e distribuição de computadores NUC depois que a Intel saiu do negócio no ano passado. Mas isso não significa que todos os membros da linha Intel NUC tenham futuro.
Este mês, a Asus revelou novos sistemas NUC Pro, Pro+ e ROG NUC que continuam de onde as linhas Intel NUC Pro e NUC Enthusiast pararam.
Mas e quanto à linha maior e modular de computadores Intel NUC Extreme com suporte para gráficos discretos? Parece que eles estão de saída.
De acordo com relatório da Fudzilla, a Asus não tem planos de construir novos sistemas NUC Extreme, o que significa que o Intel NUC 13 Extreme, também conhecido pelo codinome “Raptor Canyon” será o último da linha.
NUC Extreme chegou ao fim da linha
A Asus provavelmente continuará a oferecer suporte para esse modelo por um tempo, mas uma das principais diferenças entre os sistemas NUC Extreme e outros mini PCs era seu design modular e atualizável: a essência do computador estava em um módulo removível chamado NUC Extreme Elementos de computação que permitiram aos usuários substituir o processador, a memória e o armazenamento.
Sem planos de oferecer novos módulos, parece que a CPU mais poderosa para os sistemas NUC Extreme existentes continuará sendo o processador Intel Core i9-13900K de 125 watts, 24 núcleos e 32 threads.
Mas como o Raptor Canyon NUC também oferece suporte para placas gráficas discretas de até 12 polegadas com slot triplo, os usuários provavelmente ainda poderão atualizar o desempenho por pelo menos mais alguns anos.
O sistema também suporta até 64 GB de memória DDR5-5600, até três SSDs M.2 2280 PCIe 4.0 NVMe e até dois discos rígidos de 2,5 polegadas (ou uma unidade de 3,5 polegadas).
A linha de computadores NUC Extreme sempre foi meio estranha. Embora fossem os membros mais poderosos da família NUC da Intel, também eram os maiores.
Os modelos recentes tinham um chassi de 7,5 litros, que é menor que um desktop para jogos típico, mas cerca de 8 vezes maior que um NUC 4×4 típico.
E embora eles oferecessem a flexibilidade de suporte para gráficos discretos e hardware atualizável, não tenho certeza se eles eram menores o suficiente ou com preços competitivos o suficiente para realmente oferecer uma alternativa viável a um desktop de jogos de tamanho normal com um processador com soquete substituível pelo usuário.
Enquanto isso, se o tamanho realmente importa, não é como se não existissem outros PCs para jogos relativamente pequenos disponíveis. O Asus ROG Strix G16CHR e alguns modelos MSI Trident, por exemplo, são bem próximos do tamanho de um NUC Extreme.