Segundo informações do site Android Authority, os novos recursos de IA do Google serão lançados com o Pixel 9.
O Google já oferece vários recursos opcionais de IA para seus smartphones Pixel, incluindo Circle to Search, e um monte de ferramentas de fotografia e ferramentas “Magic Eraser” e “Magic Editor” no Google Fotos.
Mas o Android Authority obteve algumas capturas de tela que vazaram, sugerindo que o Google está se preparando para lançar ainda mais recursos de IA para smartphones Pixel.
Agrupados sob o nome “Google AI”, espera-se que os novos recursos sejam lançados quando o Google lançar a série de smartphones Pixel 9 em agosto, embora eu não ficaria surpreso se pelo menos alguns desses recursos chegassem a dispositivos Pixel mais antigos no futuro.
Novos recursos de IA do Google AI serão lançados com o Pixel 9
Sim. Os novos recursos de IA do Google serão lançados com o Pixel 9. De acordo com a Android Authority, o Google AI reunirá um conjunto de recursos de IA novos e existentes. Marquei novos (ish) recursos com um asterisco abaixo:
- Gemini – aplicativo assistente de IA do Google
- Circle to search (Círculo para pesquisa) – Inicie uma pesquisa no Google circulando qualquer conteúdo na tela
- *Add me (Adicione-me) – Edite fotos de grupo adicionando pessoas
- *Capturas de tela (Screenshots) – Encontre informações contidas em capturas de tela salvas no seu dispositivo
- *Studio (Estúdio) – Criar imagens
Como aponta Kamila Wojciechowska da Android Authority, Gemini e Circle to Search já estão disponíveis, enquanto Add Me parece uma versão aprimorada do recurso Best Take existente do Google que permite mesclar dados de várias fotos para garantir que você obtenha aquela perfeita (se imagem não totalmente “verdadeira”) em que todos estão olhando para a câmera ao mesmo tempo com os olhos abertos.
Presumivelmente, a ênfase aqui será garantir que todas as pessoas que você deseja incluir em uma cena estejam na imagem final.
O Studio, por sua vez, parece ser uma ferramenta que permitirá aos usuários gerar imagens que podem ser usadas como adesivos ou de outras formas.
Não está totalmente claro na descrição se o Studio criará imagens com base em instruções de texto, rabiscos ou qualquer outra coisa. Mas parece muito com recursos que a Apple e a Microsoft incorporaram recentemente em seus sistemas operacionais.
Wojciechowska descreve o novo recurso Capturas de tela como uma espécie de versão centrada na privacidade do polêmico recurso Recall da Microsoft para PCs Windows 11 Copilot+.
E se você apertar os olhos o suficiente, a comparação faz sentido – ambos os serviços são recursos opcionais que usam IA no dispositivo para extrair dados de um conjunto de imagens que capturam tudo na tela e depois salvam em um local pesquisável, banco de dados interativo em seu dispositivo para que você possa acessar facilmente essas informações com uma consulta.
Quer ver uma foto, encontrar um link, ver uma receita, obter instruções ou encontrar outras informações que você estava procurando há um ou dois meses? Está apenas a uma pesquisa de distância.
A diferença é que o Recall cria esse banco de dados automaticamente, tirando capturas de tela a cada poucos segundos, a menos que você diga para não fazer isso.
O recurso de pesquisa de capturas de tela do Google indexa apenas dados de capturas de tela capturadas manualmente.
Portanto, ele não terá acesso a tudo o que você faz no seu dispositivo por padrão. Significa apenas que se você quiser tornar algo pesquisável, você pode tirar e salvar uma captura de tela.
De acordo com a descrição em uma captura de tela:
“Se você ativar o processamento de IA em capturas de tela de pixel, o aplicativo usará Ai para resumir suas capturas de tela novas e existentes e responder às suas perguntas sobre as informações nelas contidas. Quando você ativa esse recurso, novas capturas de tela também salvam metadados como links da web, nomes de aplicativos e quando a captura de tela foi tirada, para que você possa pesquisar esses detalhes mais tarde.”
Mas você pode “desativar o processamento de IA de novas capturas de tela” a qualquer momento “acessando Configurações no aplicativo de captura de tela Pixel”.