Novos processadores Exynos com GPU AMD estão a caminho

A Samsung e a AMD estenderam seu contrato de licenciamento plurianual, indicando que novos processadores Exynos com GPU AMD estão a caminho.

A Samsung planeja usar a arquitetura gráfica AMD em chips Exynos de última geração para smartphones, tablets ou outros dispositivos móveis.

As duas empresas anunciaram pela primeira vez um acordo de licenciamento em 2019 e lançaram o primeiro chip Samsung Exynos com uma GPU AMD em 2022.

Até agora, esse chip é o único processador Samsung a apresentar gráficos AMD. Mas a Samsung e a AMD estenderam seu contrato de licenciamento plurianual, indicando que novos processadores Exynos + AMD estão a caminho.

Novos processadores Exynos com GPU AMD estão a caminho

Novos processadores Exynos com GPU AMD estão a caminho

O processador Exynos 2200 com uma GPU Xclipse baseada em RDNA 2 é o primeiro (e único) chip Samsung até hoje a ser fornecido com gráficos AMD.

O anúncio é bastante leve em detalhes, mas as empresas dizem que o plano é “trazer qualidade gráfica no nível do console e consumo de energia otimizado para mais dispositivos móveis”.

Realmente não demoraria muito para cumprir a promessa de “mais dispositivos”.

Até agora, a Samsung lançou apenas um único chip com gráficos AMD: o chip Exynos 2200 com uma GPU Xclipse baseada na arquitetura AMD RDNA 2 que trouxe suporte para ray tracing e sombreamento de taxa variável para o Samsung Galaxy S22.

Mas o chip não era particularmente popular e, quando a Samsung estava pronta para lançar o Galaxy S23, a empresa optou por usar chips Qualcomm para todos os modelos, sem oferecer nenhuma versão do telefone com chips Exynos.

Em outras palavras, se a Samsung conseguir lançar um novo chip com gráficos AMD, dobrará o número de designs de processadores que saíram do acordo de licenciamento que as duas empresas assinaram em 2019.

Novos processadores Exynos com GPU AMD estão a caminho

Embora a Samsung não esteja pronta para anunciar quando veremos um novo chip com gráficos AMD ou qual geração de gráficos AMD esse chip usará, Ryan Smith, da AnandTech, supõe que qualquer chip Exynos + AMD lançado nos próximos 18 meses provavelmente apresentam gráficos RDNA 3, enquanto os processadores lançados posteriormente podem apresentar gráficos RDNA 4.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile