Novos fones de ouvido sem fio da Jabra serão os últimos

Apresentados como Elite 10 Gen 2 e Elite 8 Active Gen 2, os novos fones de ouvido sem fio da Jabra serão os últimos.

Esta semana, a Jabra apresentou seus novos fones de ouvido sem fio Elite 10 Gen 2 e Elite 8 Active Gen 2 com cancelamento de ruído, desempenho de chamada e som espacial aprimorados.

Com lançamento previsto para o final deste mês, ambos os conjuntos de fones de ouvido vêm com um novo case inteligente LE Audio que basicamente atua como um adaptador Bluetooth LE Audio: conecte-o a uma fonte de som com um cabo de áudio de 3,5 mm ou cabo USB-C e ele pode transmitir áudio de alta qualidade e baixa latência para os fones de ouvido usando o codec LC3.

Eles são os mais recentes de uma linha de fones de ouvido relativamente bem avaliados da Jabra.

E serão os últimos da empresa. Isso porque no mesmo dia em que a Jabra revelou seus novos fones de ouvido da marca Elite, a empresa controladora da Jabra, GN, anunciou que estava saindo completamente do mercado de fones de ouvido de consumo.

Novos fones de ouvido sem fio da Jabra serão os últimos

Novos fones de ouvido sem fio da Jabra serão os últimos
Novos fones de ouvido sem fio da Jabra serão os últimos

Fones de ouvido Jabra EElite 10 Gen 2 e capa inteligente Bluetooth LE Audio
Sim. Os novos fones de ouvido sem fio da Jabra serão os últimos. Isso significa que ele está desligando a linha de fones de ouvido Jabra Elite, bem como a linha Jabra Talk de fones de ouvido sem fio de um ouvido.

A empresa continuará a produzir headsets da marca BlueParrot, mas eles serão posicionados como parte da linha de produtos Enterprise da empresa a partir de 2025.

Por que a mudança? Basicamente, a GN diz que o espaço dos fones de ouvido Bluetooth para consumidores é muito competitivo.

Embora a decisão de mudar seu foco para dispositivos de áudio premium com o lançamento da linha de produtos Jabra Elite 2023 “resultou em um nível de lucratividade mais forte do que antes”, a GN decidiu que não pode justificar gastar tempo e dinheiro para continuar desenvolvendo produtos que se destacarão neste espaço num momento em que concorrentes como Apple, Google, Samsung, Sony e muitas, muitas outras empresas estão lançando novos fones de ouvido com recursos atualizados a cada um ou dois anos.

A GN promete “continuar a atender e oferecer suporte aos clientes por vários anos”, o que significa que se você comprar um dos novos fones de ouvido Elite 10 Gen 2 ou Elite Active Gen 2 que a empresa acaba de anunciar, esperamos que você continue recebendo atualizações de firmware com correções de bugs por pelo menos um tempo, e você poderá solicitar serviços de reparo.

Mas eu provavelmente ficaria cauteloso ao comprar qualquer novo produto anunciado no mesmo dia em que a empresa que fabrica esse produto anunciou que está saindo desse segmento de mercado.

Dito isto, descobri que os fones de ouvido sem fio tendem a ter uma vida útil relativamente limitada.

Se você não perder ou danificar um ou ambos os fones de ouvido dentro de alguns anos, é provável que a vida útil da bateria tenha sido reduzida o suficiente durante esse período e você estará ansioso para comprar um par de reposição de qualquer maneira.

Portanto, é difícil prever o que terminará primeiro: o suporte da Jabra para seus fones de ouvido ou os próprios fones de ouvido.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.