Novo spyware para Mac OS X se disemina usando sites sobre Dalai Lama

Dockster é um novo spyware que está utilizando um site relacionado ao líder espiritual Dalai Lama para se espalhar, infectando computadores com o sistema Mac OS X. Ele foi descoberto na última sexta-feira (30/11)  pela F-Secure e pela Intego.

A praga utiliza uma vulnerabilidade no Java que já havia sido corrigida pela Oracle. Sim, é aquela mesma que contaminou mais de 500 mil Macs. Mesmo com a Apple e a Oracle lançando recentemente uma atualização para remover a brecha,  ainda assim, os usuários que utilizam programas mais antigos podem ser contaminados.

Depois de contaminar a máquina, o spyware captura as teclas das máquinas infectadas e pode permitir também que hackers mal intencionados baixem e executem malwares adicionais.

No início de 2012, já havia sido descoberto um outro malware que atingia usuários de Mac OS X, cujo alvo eram ativistas pró-tibetanos. Assim, esse spyware passa a ser a segunda ameaça descoberta este ano, cujo objetivo parece ser atingir simpatizantes e organizações da causa do Dalai Lama contra o governo chinês.  Por isso, fica o alerta, evite acessar o site gyalwarinpoche.com, onde o malware Dockster pode estar ativo desde o dia 27 de novembro. Esse aviso vale também para usuários de Windows.

 

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.