Novo sistema promete rodar o Microsoft Office no Ubuntu 20.04 sem WINE ou nuvem

Hayden Barnes anunciou que um novo sistema promete rodar o Microsoft Office no Ubuntu 20.04 sem WINE ou nuvem. Confira os detalhes dessa novidade.

Usar o padronizado é importante. E embora um usuário Linux se ajuste facilmente com o LibreOffice, às vezes eles precisam lidar com trabalhos que só podem ser editados no Microsoft Office.

Novo sistema promete rodar o Microsoft Office no Ubuntu 20.04 sem WINE ou nuvem
Novo sistema promete rodar o Microsoft Office no Ubuntu 20.04 sem WINE ou nuvem

Por esse motivo, muitos usuários de Linux examinam de tempos em tempos quais opções temos para usar o famoso pacote de escritório que Bill Gates lançou há quase três décadas, muitos acabam acessando o office.com e outros recorrem a softwares como WINE.

Mas tudo isso pode mudar em um futuro não muito distante.

Novo sistema promete rodar o Microsoft Office no Ubuntu 20.04 sem WINE ou nuvem

A promessa vem de Hayden Barnes, desenvolvedor Ubuntu/Canonical do WSL e Hyper-V. Barnes que promete executar o Microsoft Office no Ubuntu 20.04, sem o software WINE, mas também sem depender da nuvem ou do GNOME no WSL.

Os vídeos de demonstração foram publicados na rede social Twitter, onde podemos ver como o Word e o Excel são executados no Ubuntu 20.04 com desempenho decente.

“Word no Ubuntu 20.04. Amplamente utilizável em um i5-6300U com gráficos integrados. Não é WINE, remote/cloud ou GNOME no WSL. É outra coisa que eu montei. Em seguida, pretendo adicionar associações de arquivos de trabalho.”

No momento, Barnes não quer explicar como esse feito foi realizado, mas confirma que o Microsoft Office está sendo executado em um contêiner no Linux e que é um aplicativo completo sendo executado localmente, sem depender de nenhum aplicativo web ou nuvem.

No momento em que o desenvolvimento estiver em uma fase mais avançada, o desenvolvedor compartilhará mais detalhes e, por que não?

Também descobriremos se o sistema usado pode funcionar com outros tipos de software, o que seria uma notícia ainda mais importante.

Para muitos que editam trabalhos no Word, o office.com é mais do que suficiente para suas necessidades, mas você pode imaginar que, graças a Barnes, poderíamos usar todo o software Windows no Linux?

É ver para crer. Só quando tudo isso for disponibilizados poderemos saber. Fique de olho no Blog que publicarei algo quando saírem novas informações.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 650

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.