E o mais novo módulo Banana Pi possui chip RK3588 e até 8 GB de RAM. Confira os detalhes desse incrível hardware.
Banana Pi é um computador single-board produzido pela Shenzhen LeMaker Technology Co., Ltd, com um design que é fortemente influenciada pela Raspberry Pi.
O melhor de tudo, a maioria dos softwares criados para o Raspberry Pi podem ser executado no Banana Pi com pouca ou nenhuma modificação.
O pessoal por trás da linha Banana Pi de computadores compactos vem produzindo alternativas ao Raspberry Pi há anos, e o mais recente é um novo computador em um módulo com um processador octa-core Rockchip RK3588, suporte para até 8 GB de memória LPDDR4 e até 128 GB de armazenamento eMMC.
Novo módulo Banana Pi possui chip RK3588 e até 8 GB de RAM
Como um módulo de computação Raspberry Pi, o novo cartão Banani Pi possui um processador, memória, armazenamento e todas as outras funcionalidades principais de um computador. Mas você precisará conectá-lo a uma placa transportadora se quiser coisas como portas.
A Banana Pi está chamando o novo módulo de kit de desenvolvimento neste momento e diz que amostras de hardware estão disponíveis mediante solicitação, mas a nova placa ainda não está disponível para compra e o preço de varejo não foi anunciado.
No coração do pequeno computador está o recém-lançado processador RK3588, que é o mesmo chip que alimenta o computador de placa única Radxa ROCK5. É um chip de 8 nm que possui:
- 4 núcleos de CPU ARM Cortex-A76
- 4 núcleos de CPU ARM Cortex-A55
- Gráficos ARM Mali-G610 MP4
O processador também possui uma unidade de processamento neural capaz de fornecer 6 TOPS de desempenho, suporte para decodificação de vídeo 8K em codecs H.264 e H.265 e suporte para gráficos OpenGL ES 3.2, OpenCL 2.2 e Vulkan 1.1.
Embora possa não ser exatamente competitivo com os mais recentes processadores Qualcomm, MediaTek ou Samsung, é o processador mais poderoso da Rockchip até hoje, e os chips da empresa provaram ser populares com dispositivos focados em software de código aberto, como a linha de laptops compatíveis com Linux da Pine64, tablets e smartphones.
A Banana Pi diz que sua nova placa pode ser configurada com 2 GB, 4 GB ou 8 GB de RAM e 32 GB, 64 GB ou 128 GB de armazenamento eMMC e o sistema suporta software Android 12 e Linux.
O módulo do computador suporta interfaces PCIe 3.0, SATA 3.0 e USB 3.1 Type-C, mas você precisará conectá-lo a uma placa de suporte para acessar essas funções.
Uma postagem no fórum Banana Pi mostra o que parece ser uma placa de amostra com duas portas Ethernet, três portas HDMI, três portas USB e um leitor de cartão microSD, entre outras conexões.