Após muitas rodadas de revisão para melhorar a qualidade do código, o novo driver de sistema de arquivos NTFS foi enviado para o kernel 5.15.
Parece que o driver do kernel NTFS3 da Paragon Software, fornecendo suporte Linux muito melhor para o sistema de arquivos Microsoft NTFS, chegará ao kernel 5.15!
Novo driver de sistema de arquivos NTFS foi enviado para o kernel 5.15
No ano passado, a Paragon Software fez o anúncio surpresa de que estava olhando para levar para o kernel mainline seu driver de kernel NTFS3, que anteriormente era apenas comercial.
Mas dado que há menos organizações interessadas em NTFS atualmente, mas sim Microsoft exFAT e até mesmo sistemas de arquivos como F2FS para Android, é bom ver a Paragon finalmente disposta a utilizar o driver e também se comprometer a mantê-lo upstream no futuro.
No ano passado, o driver NTFS3 passou por muitas rodadas de revisão para melhorar a qualidade do código e torná-lo mais alinhado com os padrões de codificação upstream.
Este driver oferece uma funcionalidade muito melhor do que o driver de kernel upstream atual, especialmente com suporte de gravação em boa ordem e outros recursos não encontrados no driver de kernel sem manutenção.
O driver NTFS3 também ganha em recursos e desempenho em comparação com o driver NTFS de código aberto baseado em FUSE que também está disponível.
No início deste verão, Linus Torvalds chamou o driver NTFS para upstreaming e parece que agora isso acontecerá com o Linux 5.15.
Na quinta à noite, Linus postou na lista de discussão do kernel perguntando se a solicitação de pull do NTFS3 seria enviada neste ciclo … Bem, há pouco tempo Konstantin Komarov da Paragon enviou essa solicitação de pull.
Komarov resumiu o estado atual no PR:
“Este é o driver NTFS de leitura e gravação. A versão atual funciona com arquivos normais/compactados/esparsos e suporta acl, repetição de diário NTFS. A maior parte do código estava no próximo branch linux desde 13 de agosto, mas existem alguns patches que estiveram no próximo branch linux por apenas alguns dias. Espero que esteja tudo bem – nenhuma regressão foi detectada nos testes.”
Enfim, o kernel Linux 5.15 parece que será bastante empolgante.