Se você quer ficar por dentro de tudo que virá com a próxima versão do sistema da Canonical, confira aqui as principais novidades do Ubuntu 18.10.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
O trabalho no Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish) já começou, e o diretor de desktop do Ubuntu, Will Cooke, nos deu um primeiro vislumbre do que esperar da versão final do sistema operacional que chegará ainda em outubro deste ano.
Como você pode imaginar, o Ubuntu 18.10 virá com muitos novos recursos e melhorias, alguns dos quais a Canonical planejou por um longo tempo, mas não conseguiu implementá-los no recém-lançado Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), devido a seu status de suporte a longo prazo e o foco na estabilidade e confiabilidade.
Confira as principais novidades do Ubuntu 18.10
Assim, como qualquer outro lançamento suportado por 9 meses, o Ubuntu 18.10 será uma plataforma de teste para a Canonical experimentar coisas novas. Confira essa novidades abaixo.
GNOME 3.30
Por último, mas não menos importante, o Ubuntu 18.10 apresentará todas as grandes melhorias da próxima versão do GNOME 3.30, que será o ambiente de desktop padrão, incluindo melhorias no gerenciador gráfico de pacotes do GNOME/Ubuntu Software (que terá atualização automática dos pacotes Flatpaks) e implementação das configurações do Thunderbolt através do painel Painel de Controle do GNOME.
Para completar, além de várias correções de erros, essa versão terá melhorias em torno do desempenho, principalmente relacionadas ao consumo de memória RAM.
Desbloquear com leitor de impressão digital
Uma das principais novidades do Ubuntu 18.10 será a capacidade de desbloquear seu desktop Ubuntu com um leitor de impressão digital.
Apesar disso já ser possível em sistemas Linux, o recurso poderá vir já totalmente pronto para o uso.
Integração Android
A Canonical pretende adicionar integração com o aplicativo KDE Connect para Android por padrão. No momento, eles estão analisando o GS Connect para fornecer esse recurso.
Novo instalador
Ainda sem muitos detalhes, o novo instalador poderá ser outro grande diferencial desse próximo lançamento do Ubuntu.
Sobre o novo instalador, Will Cooke disse o seguinte:
“Mark recentemente propôs que investigássemos como poderíamos melhorar o instalador de desktop observando o que foi feito para melhorar o instalador do Server. Esse é um tópico complexo e levará mais de um ciclo de 6 meses para ser concluído, mas nós vamos começar nossas investigações.”
Consumo de energia
Uma das coisas mais empolgantes do Ubuntu 18.10 são as otimizações que a Canonical quer acrescentar, numa tentativa de oferecer aos usuários um consumo de energia muito melhor, ajustando quaisquer opções de kernel de baixo nível para desligar os controladores de HDD e USB, bem como outros dispositivos que não estão em uso, sem sacrificar a estabilidade do sistema.
Melhorias no compartilhamento em rede e Suporte a DLNA
Para melhorar o compartilhamento de mídia e a compatibilidade do Ubuntu com dispositivos inteligentes usando o protocolo DLNA (Digital Living Network Alliance), a Canonical quer facilitar o compartilhamento de conteúdo de mídia diretamente de seus desktops, além de permite criar facilmente compartilhamentos SMB (Samba), outro recurso que será integrado ao desktop.
Navegador Chromium disponível apenas como um Snap
Cronograma oficial
Apesar de já estar em desenvolvimento, o cronograma oficial do Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish) não saiu como nas versões anteriores. Até o momento, o que se sabe é que o sistema está previsto para ser lançado no dia 18 de outubro de 2018.
Outra informação é que neste ciclo de desenvolvimento, a Canonical abandonou os marcos Alpha 1 e 2 e Beta 1 e os substituiu pelas chamadas “Testing Weeks” (Semana de Testes).
Recentemente foi lançado um beta:
Ubuntu 18.10 Beta lançado – Confira as novidades, baixe e ajude a testar
E de acordo com a página wiki de cronogramas de lançamento da Canonical, no dia 11 de outubro será lançado um RC (release Candidate), para finalmente lançar a versão final no dia 18 de outubro.
Baixe e experimente as compilações diárias do Ubuntu 18.10
As imagens ISO das compilações diárias do Ubuntu 18.10 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux