Se você quer ficar por dentro de tudo que virá com a próxima versão do sistema da Canonical, confira aqui as principais novidades do Ubuntu 18.04 LTS.
- Como instalar o streamer de tela OBS Studio no Linux via Flatpak
- Como instalar o Libreflix Desktop no Linux via Snap
- Instale o Udeler para baixar os vídeos de cursos da Udemy
- Como instalar o media player Movian no Linux via Snap
- Como instalar o poderoso servidor de mídia Red5 no Linux
O Ubuntu 18.04 LTS está cada dia mais perto de ser lançado, e mesmo já estando com a entrada de novos recursos congelada, muita coisa ainda pode mudar nele.
Mais sobre o Ubuntu 18.04 LTS
Todos os artigos sobre o Ubuntu 18.04 LTS! Confira!
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 18.04 LTS
Como atualizar para o Ubuntu 18.04 LTS LTS via terminal
Como atualizar para o Ubuntu 18.04 LTS na versão desktop
Confira as principais novidades do Ubuntu 18.04 LTS
Confira as novidades do Ubuntu Server 18.04 LTS
Confira as novidades do Ubuntu Budgie 18.04 LTS
Confira as novidades do Xubuntu 18.04 LTS e experimente
Confira as novidades do Kubuntu 18.04 LTS
Confira as novidades do Ubuntu MATE 18.04 LTS e experimente
Ubuntu 18.04 LTS já está disponível para download – Baixe agora!
Enquanto o lançamento oficial não chega, esse artigo irá acompanhar tudo que será colocado no sistema, para que você conheça os detalhes antes de instalar.
Confira as principais novidades do Ubuntu 18.04 LTS
O Ubuntu 18.04 LTS chegará ao público cheio de novidades em 26 de abril de 2018. Para mais detalhes sobre esse lançamento, confira o cronograma dele no link abaixo:
Divulgados o nome e o cronograma de lançamento do Ubuntu 18.04
E a seguir, você confere as principais novidades do Ubuntu 18.04 LTS.
Instalação mínima
Dentre as principais novidades do Ubuntu 18.04 LTS, a instalação mínima é uma das mais aguardadas.
Não se trata de uma ISO menor, mas de uma instalação mínima. Essa é uma nova funcionalidade que estará disponível no instalador do 18.04, e que irá instalar os principais programas para você usar o computador.
Essa novidade é muito bem vinda porque economizará o tempo de instalação, assim como ignorará o aplicativo que você provavelmente não usa, e planeja remover depois da instalação.
Para mais detalhes sobre esse recurso, leia esse outro artigo:
Opção ‘Instalação mínima’ foi adicionada ao instalador do Ubuntu 18.04
Instalação Minima já está disponível no Ubuntu 18.04
Ubuntu 18.04 LTS permitirá escolher entre instalação normal e mínima
Em versões anteriores, o instalador do Ubuntu 18.04 LTS mostrava apenas a opção “Minimal Installation” (Instalação Mínima) na tela “Preparing to Install Ubuntu” (Preparando para Instalar o Ubuntu) do instalador gráfico, com a descrição “This will install a minimal desktop environment with a browser and utilities.” (Isso instalará um ambiente de desktop mínimo com um navegador e utilitários).
Agora, a Canonical mudou o instalador gráfico para adicionar outra opção para seus usuários.
Aparentemente, a Canonical decidiu renovar completamente a tela “Preparando para Instalar o Ubuntu” do instalador gráfico, que agora é chamada de “Updates and other software” (Atualizações e outros softwares) e também inclui uma opção “Normal Installation” (Instalação Normal) além da “Minimal Installation” (Instalação Mínima).
Para mais detalhes sobre esse recurso, leia esse outro artigo:
Ubuntu 18.04 LTS permitirá escolher entre instalação normal e mínima
Live Patch no Ubuntu 18.04 LTS será muito fácil
O Live Patch é um recurso que permite instalar e aplicar atualizações críticas de segurança do kernel do Linux sem que o usuário tenha de reiniciar o sistema.
Ubuntu 18.04 LTS facilitará ainda mais a ativação de live kernel patching no Ubuntu, graças a uma nova opção da guia “Atualizações” em “Programas e Atualizações”.
Para mais detalhes sobre esse recurso, leia esse artigo:
Live Patch no Ubuntu 18.04 LTS será muito fácil! Confira!
Kernel 4.15
Sim, Ubuntu 18.04 LTS será lançado com o Kernel 4.15, que, como esperado, incluirá os últimos patches de segurança, novos recursos, estabilidade e muito mais.
Então, você não precisará se preocupar com a possibilidade de estar usando um kernel desatualizado, e portanto, serão bem grandes as chances do hardware do seu PC ser reconhecido.
Novo Tema
Antes de ficar entusiasmado com o novo tema, esteja ciente de que ainda é incerto que ele fará sua estreia oficialmente no 18.04 ou não.
Por padrão, na compilação diária você ainda receberá o tema antigo da série 17.x. No entanto, você pode instalar este tema separadamente e, em seguida, escolher na tela de login, como você escolheu mudar ambiente gráfico (tão simples quanto isso).
Agora ou depois do lançamento do Ubuntu 18.04 LTS, para instalar esse tema, use esse tutorial:
Como experimentar o novo tema do Ubuntu 18.04 LTS
GNOME e Xorg
Como você já notou, o GNOME agora é o desktop padrão desde o Ubuntu 17.x e agora o Xorg se junta ao grupo dos programas padrão do sistema, como servidor de exibição padrão do Ubuntu 18.04 LTS.
Como consequência disso, você atualiza o GNOME com transições muito melhores e mais rápidas, já que o Xorg funciona perfeitamente com isso.
A decisão de colocar o Wayland no banco de trás e enviar o sistema com a pilha de gráficos Xorg por padrão no Ubuntu 18.04 LTS foi tomada, porque o compartilhamento de tela funciona bem sob o Xorg.
Softwares como serviços do Google Hangouts, Skype ou WebRTC, serviços de área de trabalho remota como VNC ou RDP também funcionam bem sob o Xorg, e a recuperabilidade do GNOME Shell a falhas, parece ser menos dramática sob o Xorg.
Mais detalhes sobre o assunto podem ser encontrados nos links abaixo:
Ubuntu 18.04 LTS usará XOrg em vez do Wayland
Ubuntu 18.04 LTS já usa Xorg por padrão em vez de Wayland
Quanto ao GNOME (que só é novidade para os usuários exclusivamente LTS), aqui vai um lembrete amigável para os amantes desse desktop: o ambiente que vem instalado é o GNOME modificado do Ubuntu, e não o GNOME Vanilla.
Se você quiser realmente usar o GNOME Vanilla, use esse tutorial:
GNOME Shell Vanilla no Ubuntu 17.10? Veja como instalar
Coleta de dados e relatório de problemas
A Canonical agora irá coletar dados de uso anônimos, que tornará público em seu site e usará para melhorar o Ubuntu.
Will Cooke, diretor de Ubuntu Desktop da Canonical, anunciou que a empresa quer implementar um mecanismo de coleta de dados em versões futuras do Ubuntu Linux, segundo ele, para melhorar novos lançamentos para os usuários.
Embora isso pareça invasivo, você pode controlar esse recurso nas configurações e pode desligá-lo se você não gostar.
Para mais detalhes sobre o assunto, consulte esse outro artigo:
Canonical quer coletar dados para melhorar novos lançamentos
Emojis coloridos
Se você curte emojis, pode comemorar, pois está confirmado que o Ubuntu 18.04 finalmente adicionará suporte para emoji coloridos em vários aplicativos suportados, sem precisar instalar nada.
Os usuários do Ubuntu também poderão inserir os glyphs em aplicativos GTK usando um seletor de emoji pesquisável.
Embora o suporte de emoji no Ubuntu não seja o tipo de mudança que muitos admitirão de bom grado se importar, a novidade é importante.
Pois apesar de muitos considerarem algo superfluo, agora os emoji são parte integrante da comunicação online moderna para muitos, muitos usuários.
Instalação mais rápida
Julian Andres Klode, desenvolvedor Debian e Ubuntu, anunciou que a Canonical planeja implementar compressão zstd nas futuras versões do Ubuntu para acelerar a instalação do sistema. Confira os detalhes desse anúncio.
Julian Andres Klode e Balint Reczey relatam que conseguiram aumentar a velocidade de uma instalação padrão de Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) de 64 bits em cerca de 10% com uma configuração zstd definida no nível máximo 19.
A Canonical planeja habilitá-lo por padrão em futuros lançamentos do Ubuntu, começando com o Ubuntu 18.10, em outubro. O suporte ao Zstd também estará disponível no Ubuntu 18.04 LTS, mas diferente do Ubuntu 18.10, nessa versão, ele ainda não será habilitado por padrão.
Para mais detalhes sobre o assunto, consulte esse artigo:
Canonical irá implementar compressão zstd nas futuras versões do Ubuntu
Ubuntu 18.04 é uma versão LTS
Boa parte dos usuários do sistema da Canonical que se manteve no 16.04 e pularam os lançamentos 17.x, fizeram isso porque queriam usar uma versão LTS.
Esses usuários preferem fazer isso porque uma versão LTS recebe desenvolvimento, atualizações e estabilidade por um período bem maior, tanto, que a maioria dos sistemas operacionais baseados no Ubuntu realmente prefere trabalhar com um lançamento LTS.
Prova disso é que já saiu um sistema baseado no Ubuntu 18.04 LTS: Exton|OS
Lançado Exton|OS a primeira distro baseada no Ubuntu 18.04 LTS
Para os usuários exclusivamente LTS, a grande novidades é que esse será o primeiro lançamento LTS com o ambiente GNOME. Então, eles ainda sentirão um pouco a mudança de ambiente, apesar da similaridade visual feita pela Canonical.
Se você está nesse grupo, não gosta do Ubundtu com GNOME e prefere o Unity, experimente usar o tutorial abaixo para usar o novo fork desse ambiente:
Unity 8 da UBports já pode ser instalado no Ubuntu 16.04 e 18.04
Bugs
Sim, ainda existem erros porque o sistema ainda é beta. Isso é normal porque a Canonical está trabalhando para melhorar diversos aspectos de desempenho, e isso ainda está em andamento.
As versões beta já são muito mais estáveis e você deve acreditar que todas as questões relacionadas a bugs serão corrigidas na próxima versões beta, a tempo para o lançamento oficial.
Conclusão
O Ubuntu 18.04 promete muitas coisas boas, novas e que serão significativas para seus usuários. E como esta é uma versão LTS, abrirá caminho para outros sistemas operacionais baseados no Ubuntu para começar a preparar novas atualizações.
O Ubuntu está evoluindo, e agora que ele já é um beta, você pode testá-lo para ajudar no desenvolvimento do sistema. Para isso, use os links disponíveis nesse artigo:
Ubuntu 18.04 LTS beta lançado – Confira as novidades e baixe
Se preferir aguardar pelo lançamento oficial, fique de olho nesse artigo que ele continuará sendo atualizado, a medida que novos recursos forem divulgados.
Aproveite e também veja o que o Ubuntu Mate 18.04 LTS irá trazer de novidade.
Confira as principais novidades do futuro Ubuntu MATE 18.04 LTS
Confira o Review do sistema, assistindo esse vídeo:
%CODE1%