Nova versão do PhotoPrism traz autenticação de dois fatores

Em sua mais recente atualização, a nova versão do PhotoPrism traz autenticação de dois fatores, além de melhorias.

PhotoPrism é um aplicativo de gerenciamento de fotos com tecnologia de IA que permite aos usuários organizar, navegar e compartilhar fotos e vídeos de maneira conveniente.

É semelhante a plataformas como Google Photos ou iCloud Photos, mas concentra-se fortemente na privacidade do usuário e no controle de dados. É uma solução de software popular adorada por entusiastas da fotografia e aficionados por auto-hospedagem,

O bom é que, assim como outras soluções similares, como Immich ou Ente, você pode rodar o PhotoPrism no seu próprio servidor, em uma nuvem privada ou até mesmo localmente no seu dispositivo.

Isso significa que você tem total propriedade e privacidade sobre seus momentos preciosos, sem acesso de terceiros.

Agora, foi lançada um nova versão estável, repleta de melhorias em seus recursos de segurança e funcionalidade geral.

Nova versão do PhotoPrism traz autenticação de dois fatores

Nova versão do PhotoPrism traz autenticação de dois fatores – Créditos da imagem: PhotoPrism

O destaque da nova versão é a introdução da autenticação de dois fatores (2FA). Essa camada de segurança adiciona uma etapa extra de verificação ao processo de login, melhorando significativamente a segurança da conta ao exigir uma segunda forma de identificação além da senha.
Nova versão do PhotoPrism traz autenticação de dois fatores – Créditos da imagem: PhotoPrism

Mas a atualização mais recente do PhotoPrism não se limita apenas aos aprimoramentos de segurança; ele também traz uma infinidade de outras melhorias em todos os aspectos:

  • Interface do usuário (IU) : as senhas de aplicativos agora podem ser gerenciadas diretamente por meio da IU, e os botões e alternâncias nos resultados da pesquisa agora estão mais visíveis.
  • Gerenciamento de fotos e vídeos : o manuseio de arquivos não JPEG, como HEIC, foi atualizado e eles não são mais marcados incorretamente como pilhas na IU. Os recursos de vídeo também passaram por atualizações significativas, incluindo suporte aprimorado para transcodificação de hardware Intel QSV e a adição de suporte para arquivos Material Exchange Format (MXF).
  • Álbuns e lugares : os usuários notarão links fixos para álbuns na guia de configurações da caixa de diálogo de edição e dados atualizados de geocodificação reversa junto com blocos de mapa padrão, que aprimoram o recurso ‘Locais’.
  • Indexação e metadados : o PhotoPrism agora avisa sobre arquivos com extensões de nome de arquivo inválidas e ignora pastas de armazenamento aninhadas no caminho original. Além disso, foram feitas melhorias no tratamento de metadados, como o uso de tempos de modificação de arquivos como substitutos de tempo de criação e melhor validação das configurações da câmera.
  • Desempenho e configuração : há novas otimizações de indexação para reduzir o tempo de consulta, e o software agora inclui pacotes tar.gz ARMv7, facilitando a instalação em uma gama mais ampla de dispositivos sem a necessidade do Docker.
  • Aprimoramentos de WebDAV e API : A atualização preserva as datas de modificação de arquivos por meio do cabeçalho X-OC-MTime e introduz suporte para credenciais de cliente OAuth2 e tokens de acesso, junto com métricas compatíveis com Prometheus para melhor monitoramento do sistema.
  • Segurança e manutenção : A equipe de desenvolvimento do PhotoPrism atualizou para a versão estável mais recente do Go, políticas CORS aprimoradas e cabeçalhos de cache aprimorados para reforçar a segurança e o desempenho.

Além disso, o aplicativo recebeu atualizações em seus recursos de tradução, com traduções ausentes da interface do usuário agora geradas usando ferramentas como DeepL e Google Translate.

Diante disso, os desenvolvedores incentivam falantes nativos de vários idiomas a ajudar na tradução caso percebam alguma inconsistência.

Para saber mais sobre essa versão do PhotoPrism, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o PhotoPrism

Para ter o PhotoPrism auto-hospedado pra seu uso, siga as instruções da página Getting Started do software.

Sair da versão mobile