Nova fábrica de chips da Samsung ajudará a competir com a TSMC

Uma nova fábrica de chips da Samsung ajudará a competir com a TSMC, e poderá elevar essa gigante de tecnologia a um novo patamar na fabricação de chips.

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) é a maior fabricante de chips por contrato do mundo. A empresa produz chips projetados pela Apple, Huawei (até 14 de setembro), Qualcomm e outros.

Nova fábrica de chips da Samsung ajudará a competir com a TSMC
Nova fábrica de chips da Samsung ajudará a competir com a TSMC

Você pode citar a segunda maior fabricante de chips do mundo? Se você disse Intel, respondeu incorretamente; a empresa produz apenas chips para si mesma.

Na verdade, a fabricante independente de chips que olha para a TSMC é a Samsung.

Atualmente, a TSMC e a Samsung são as únicas fabricantes contratadas que podem enviar chips fabricados usando o nó de processo de 10 nm e menos.

Esse número é baseado na densidade do transistor e espera-se que ambos entreguem chips de 5 nm este ano com 171,3 milhões de transistores embalados em cada mm quadrado.

Isso é importante, pois quanto maior o número de transistores em um chip, mais poderoso e com eficiência de energia é. A família 2020 iPhone 5G 5G, alimentada pelo chipset A14 Bionic, pode muito bem ser o primeiro smartphone a ser alimentado por um SoC de 5nm.

Como o Departamento de Comércio dos EUA está permitindo que a Huawei receba chips fabricados com wafers atualmente em produção por 120 dias, no final deste ano, a série Huawei Mate 40 usará um chipset Kirin de 5 nm sob o capô (após os 120 dias, o TSMC precisará de um licença de exportação dos EUA para enviar à Huawei).

A Samsung produzirá chips EUV de 5nm (mais sobre isso abaixo) no segundo semestre deste ano a partir de sua fábrica de Hwaseong.

Atualmente, o 5nm é atualmente o nó do processo de ponta e a Samsung iniciou a construção de uma nova fábrica que o ajudará a produzir mais chips de 5nm.

Nova fábrica de chips da Samsung ajudará a competir com a TSMC

As instalações de fabricação estão sendo construídas ao sul de Seul, em Pyeongtaek, e usarão a Litografia Ultravioleta Extrema (EUV) para marcar um wafer.

Essa tecnologia cria padrões no wafer que mostra o posicionamento dos transistores. Usando feixes ultravioleta extremamente finos, o EUV pode marcar um wafer com espaço para mais transistores.

A nova fábrica aumentará bastante as capacidades de produção EUV da Samsung.

A Samsung possui a segunda maior fabricante de chips independente do mundo, e a nova fábrica de chips da Samsung ajudará a competir com a TSMC

A Samsung diz que os chips EUV de 5nm desta fábrica serão usados ​​em redes 5G e computadores de alto desempenho até a segunda metade de 2021.

A fábrica também será usada para fabricar chips de 3 nm quando a empresa passar para a produção em massa do próximo nó do processo inferior. A densidade do transistor desses chips atingirá incríveis 300 milhões por mm quadrado.

O Dr. ES Jung, Presidente e Chefe de Negócios de fabricação de chips da Samsung Electronics, diz:

“Esta nova instalação de produção expandirá os recursos de fabricação da Samsung para processos abaixo de 5 nm e nos permitirá responder rapidamente à crescente demanda por soluções baseadas em EUV. Permanecemos comprometidos em atender às necessidades de nossos clientes por meio de investimentos ativos e recrutamento de talentos. Isso nos permitirá continuar abrindo novos caminhos e impulsionando um crescimento robusto dos negócios de fabricação de chips da Samsung.”


Com as novas instalações, a Samsung será proprietária de sete linhas de produção de chips nos EUA e na Coréia do Sul.

A TSMC anunciou no final da semana passada que construirá uma fábrica de U$$ 12 bilhões nos EUA que não funcionará até 2023.

A fábrica produzirá chips de 5nm em um momento em que a indústria possa mudar para 3nm. Como resultado, o anúncio da TSMC realmente não muda nada, já que os EUA ainda precisarão obter chips de 3 nm no exterior em 2023.

Além disso, a instalação do Arizona produzirá apenas 20.000 wafers por mês; isso é uma queda no balde em comparação com os 12 milhões de wafers produzidas pela TSMC em 2019.

Mas, ao contrário da nova fábrica da Samsung em Seul, a meta fábrica da TSMC no Arizona é realmente criar empregos para os americanos.

Em abril, a TSMC disse que havia começado a pesquisa e desenvolvimento em chips de 2nm.

Pudemos ver esse nó de processo na produção em massa assim que 2025 com uma densidade de transistor (lembre-se, isso é apenas uma estimativa baseada no desempenho recente) de 520 a 540 milhões de transistores por mm quadrado.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 272

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Os comentários estão encerrado.