Embora nunca tenham sidos lançados pela sua fabricante, os telefones Nokia Kataya e Ion Mini 2 apareceram em fotos e vídeos na web.
Antes de vender a maior parte de seu negócio de telefonia para a Microsoft em 2014, a Nokia estava trabalhando em alguns produtos diferentes que a empresa esperava que a ajudassem a permanecer relevante no espaço dos smartphones que já estava se tornando dominado pelo Android e iOS.
Mas alguns desses produtos nunca viram a luz do dia… até que os protótipos surgiram no eBay em 2019.
Agora, Dimitrios Vlachos postou fotos e vídeos práticos nos dando uma olhada mais de perto em dois telefones Nokia nunca lançados, o Nokia Ion Mini 2 e o Nokia Kataya.
Nokia Kataya e Ion Mini 2 apareceram em fotos e vídeos na web
Nokia Ion Mini 2
O Nokia Ion Mini 2 é um minúsculo telefone com uma tela pequena, um processador Qualcomm Snapdragon 400 (1,2 GHz quad-core ARM Cortex-A7) e um sistema operacional baseado em Android chamado nauOS.
Embora o sistema operacional fosse baseado no Android 4.4 KitKat, ele tinha um inicializador de cliente que organizava os aplicativos na gaveta de aplicativos em um formato de lista em vez de uma grade.
Você também pode navegar desenhando uma letra na tela com a ponta do dedo para pular para aplicativos com nomes que começam com essa letra do alfabeto.
O telefone não tinha teclas físicas para Home, Voltar ou Recentes na frente e, em vez disso, contava com a navegação por gestos.
Last two photos from this for now (but I have a video for you as well). As you saw, nauOS’ interface is built around the Nokia Z Launcher: pic.twitter.com/kYuridECFj
— Dimitrios Vlachos (@ileios) December 10, 2021
Curiosamente, o telefone também tem um design em forma de cunha. É mais espesso na parte superior do telefone do que na parte inferior, possivelmente facilitando a visualização quando colocado em uma mesa e/ou fornecendo um pouco de espaço extra para a bateria.
Nokia Kataya
Este protótipo tem um design quadradão com cantos quadrados, um único botão na parte inferior da tela e uma pequena tela (embora pareça ser maior do que o Ion Mini 2).
A coisa mais interessante sobre o Kataya é que ele executa um sistema operacional exclusivo e não está claro se é um fork do Android ou o sistema operacional “Meltemi” baseado em Linux que estava supostamente em desenvolvimento para smartphones básicos ou telefones convencionais.
De qualquer forma, o Vlachos percorre as configurações do telefone e alguns aplicativos em uma série de vídeos práticos.
Embora pareça ter muitos dos recursos de um smartphone moderno, incluindo uma tela sensível ao toque, suporte para WiFi, dados móveis e recursos de acessibilidade, a interface do usuário é bastante básica e a lista de aplicativos incluídos é bem curta.
Há um aplicativo de calculadora, calendário e relógio (com suporte para modo noturno), além de um aplicativo de e-mail com suporte para contas Exchange e Gmail, um aplicativo de mensagens e um aplicativo de álbum de fotos.
Outros recursos incluem um teclado virtual na tela e um discador de telefone. Você sabe, coisas básicas para um smartphone moderno com tela sensível ao toque.
[Thread/Exclusive] Here comes your full tour of the Nokia Kataya. It’s indeed been a very mysterious & polarising device since its leak (back in 06/2019), partly due to the fact that we didn’t know of its existence until then, and partly because it runs an unseen/unknown OS: pic.twitter.com/uH5bfaa1rT
— Dimitrios Vlachos (@ileios) December 12, 2021
Embora não haja como saber se algum desses telefones teria sucesso se realmente fossem lançados, houve um tempo em que a Nokia era a maior fabricante de telefones celulares do mundo.
A empresa dominou o espaço de cerca de 1998 a 2008. Mas, à medida que os smartphones começaram a substituir os celulares normais, a Nokia lutou para se manter atualizado e, eventualmente, começou a adotar uma abordagem de tentar tudo e qualquer coisa que envolvia o desenvolvimento de seus próprios sistemas operacionais baseados em Linux e telefones de remessa com Android ou Windows.
Hoje em dia, o nome Nokia vive no espaço móvel… mas apenas porque uma startup chamada HMD, fundada por ex-executivos da Nokia, acabou adquirindo os direitos de uso da marca Nokia em seus telefones Android depois que a Microsoft desistiu de seu sonho de fazer telefones Windows .
Os protótipos do Nokia Ion Mini 2 e do Nokia Kataya fornecem um vislumbre do que poderia ter acontecido se a Nokia tivesse continuado a experimentar.
Embora os telefones em si não sejam tão impressionantes, não posso deixar de me perguntar aonde esses caminhos evolutivos poderiam ter levado se tivessem continuado.
Talvez a Nokia estivesse lançando um Ion 12 com a versão customizada mais recente do Android em breve, ou um telefone Kataya 9 com a última iteração de seu sistema operacional customizado e uma nova camada de polimento moderno.