Para tristeza dos usuários que esperavam a penúltima versão do Android, a MD Global recenheceu que o Nokia 9 PureView não receberá o Android 11.
A HMD Global, a empresa que vem produzindo smartphones com a marca Nokia nos últimos anos, ganhou a reputação de oferecer uma boa relação custo-benefício, uma experiência Android quase garantida e vários anos de atualizações de software garantidas.
E então veio o Nokia 9 PureView. Quando a empresa lançou o telefone em 2019, ele veio com o Android 9, mas a empresa prometeu eventualmente entregar o Android 10 e 11. Mas isso não aconteceu, e o telefone ficou preso no Android 10 no ano passado.
Agora, a HMD reconheceu que não entregará uma atualização do Android 11 para o telefone.
Nokia 9 PureView não receberá o Android 11
Embora a HMD tenha planejado fornecer dois anos de atualizações de sistema operacional e três anos de atualizações de segurança, a empresa diz que o sistema incomum de 5 câmeras no Nokia 9 PureView causou “incompatibilidades entre a câmera e o software” que “teriam levado a um experiência comprometida que não atende aos nossos altos padrões. ”
As pessoas que desejam continuar usando o Nokia 9 PureView com Android 10 poderão continuar fazendo isso indefinidamente. Os aplicativos e serviços mais recentes do Android provavelmente continuarão a funcionar bem no Android 10 no futuro próximo, visto que este dificilmente é o único telefone que ainda executa o software.
Mas o HMD diz que as pessoas que realmente desejam uma versão mais recente do Android têm outra opção: comprar um telefone mais recente. A empresa está oferecendo um desconto de 50% para proprietários de PureView que desejam comprar alguns modelos mais novos, incluindo o Nokia XR20 … presumindo que você ainda esteja interessado em comprar um telefone Nokia depois disso.
Dito isso, há alguma razão para pensar que essa incapacidade de fornecer uma atualização do sistema operacional será um problema único. Embora os smartphones com um grande número de câmeras tenham se tornado cada vez mais comuns nos últimos anos, o Nokia 9 PureView foi o primeiro a ser fornecido com 5 câmeras traseiras graças a uma parceria com a Light, uma startup que tentou replicar a funcionalidade de DSLRs usando câmeras diferentes para recursos diferentes.
Isso não apenas tornou o sistema de câmera deste telefone diferente de tudo o que estava disponível na época, mas também é diferente de tudo o que foi lançado desde então, já que a Light saiu do espaço da câmera do smartphone, provavelmente deixando o HMD por conta própria quando se trata de tentar desenvolver atualizações de software.
Esse é um problema que não deve afetar os outros telefones da empresa.