NoiseTorch, um app de supressão de ruído de microfone em tempo real para Linux

Se você quer se livrar de ruídos ao gravar no PC, conheça o NoiseTorch, um app de supressão de ruído de microfone em tempo real para Linux.

NoiseTorch é um aplicativo de supressão de ruído de microfone em tempo real para Linux que pode filtrar ruídos de fundo indesejados, como o som do teclado mecânico, ventiladores de computador, trens e assim por diante.

Atualmente, ele oferece suporte apenas para PulseAudio, mas o suporte para PipeWire está planejado para uma versão futura.

NoiseTorch, um app de supressão de ruído de microfone em tempo real para Linux

NoiseTorch, um app de supressão de ruído de microfone em tempo real para Linux
NoiseTorch, um app de supressão de ruído de microfone em tempo real para Linux

A interface do usuário do aplicativo é construída tendo a simplicidade em mente. Se você possui apenas 1 microfone, basta iniciar o aplicativo e clicar em “Load NoiseTorch”. Depois de fazer isso, o aplicativo cria um microfone virtual chamado “Microfone NoiseTorch”:
NoiseTorch, um app de supressão de ruído de microfone em tempo real para Linux
Selecionando o Microfone NoiseTorch

Você pode selecionar este microfone virtual em qualquer aplicativo, seja Zoom, Mumble, Skype, Slack, Discord, TeamSpeak, Microsoft Teams, etc., para filtrar ruídos de fundo.

Se você tiver vários microfones, clique em Selecionar microfone e escolha seu microfone na lista.

NoiseTorch só envia a entrada de som quando detecta uma voz. Caso isso não funcione corretamente para você, há uma opção de Limite de ativação por voz que você pode usar para corrigir isso.

O desenvolvedor observa que “com um microfone decente, você pode aumentar para o máximo de 95%”, mas se seu microfone desligar durante as áudio conferências, você deve diminuir esse valor até que funcione corretamente para você.

Depois de alterar as configurações, você precisará reiniciar o NoiseTorch para usá-las.

O aplicativo também é capaz de fazer filtragem de saída (opção Filter Headphones). Este é um recurso exclusivo para usuários, mas você pode usá-lo mesmo se não for um usuário do NoiseTorch.

No entanto, o desenvolvedor observa que “você é legalmente obrigado a se sentir mal” nesse caso ?️.

É importante mencionar que o NoiseTorch introduz alguma latência (cerca de 10ms), esta sendo muito baixa, então não deve ser um problema. A filtragem de saída, no entanto, introduz uma latência na ordem de ~100ms, o que é bom na maioria dos casos, mas não para jogos competitivos.

Você pode testar isso sem realmente falar com alguém usando gst-launch-1.0 pulsesrc ! pulsesink para saída de microfone ao vivo (teste de eco).

Outra GUI Linux para remoção de ruído de fundo em tempo real é o Cadmus, portanto, caso você não esteja satisfeito com o NoiseTorch, experimente.

O NoiseTorch pode ser usado em conjunto com o módulo de cancelamento de eco PulseAudio. Em alguns casos, porém, usar NoiseTorch deve ser o suficiente.

Baixando e instalando

Primeiramente, baixe o programa na página do projeto no GitHub!

Usando as instruções oficiais de instalação do NoiseTorch, o binário do aplicativo é copiado para ~/.local/bin.

Se você não tiver este diretório em seu PATH (por exemplo, ~/.profile), adicione-o e faça logout/login. Ou execute o aplicativo diretamente de seu diretório de instalação:
~/.local/bin/noisetorch

Também é possível iniciar o NoiseTorch automaticamente, usando o systemd. Veja as instruções aqui.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.