Como instalar o Nodejs no Ubuntu 20.04 e derivados

Se você precisa do poder do Nodejs no seu sistema recém instalado, veja como instalar o Nodejs no Ubuntu 20.04 e derivados.

Se você é um desenvolvedor ou está apenas começando nesse mundo, provavelmente já ouviu falar do node.js, essa fantástica plataforma criada com base no interpretador JavaScript do Chrome para criar aplicativos de rede dimensionáveis ​​de forma rápida e fácil.

Como instalar o Nodejs no Ubuntu 20.04 e derivados

Ele é executado no lado do servidor e, portanto, permite que os aplicativos de servidor e desktop se comuniquem via Javascript.

Graças à sua simplicidade e facilidade de uso, o node.js está alcançando grandes níveis de popularidade e é até mesmo posicionado como um rival direto para o PHP.

O Node.JS possui seu próprio servidor e mantém uma única instância dele, o que significa um uso muito mais eficiente dos recursos e uma resposta muito mais rápida às conexões simultâneas.

Além disso, ele é multiplataforma permitindo sua instalação em praticamente qualquer sistema operacional em pc.

Como instalar o Nodejs no Ubuntu 20.04 e derivados

Para instalar o Nodejs no Ubuntu 20.04 e derivados, e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Atualize o gerenciador de pacotes e o sistema com o comando;

sudo apt update && sudo apt upgrade

Passo 3. Em seguida, instale o node.js dos repositórios oficiais com esse comando;

sudo apt install nodejs

Passo 4. Isso instalará o node.js. No entanto, em muitos casos, você precisa do gerenciador de pacotes NPM, que não é instalado por padrão com esse método. Para isso, use esse outro comando:

sudo apt install npm

Passo 5. Finalmente, após instalar o Nodejs no Ubuntu 20.04 e derivados, podemos consultar a versão instalada do node.js

nodejs -v

Veja também

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Descubra como instalar o Node.js no Linux nativamente
Veja como instalar o interpretador Node.js no Linux via Snap

Deixe um comentário

Sair da versão mobile