O Node.js, o ambiente de tempo de execução Javascript de código-fonte aberto e multiplataforma amplamente utilizado agora está oficialmente disponível como um pacote Snap para a plataforma Linux. Confira os detalhes e veja como instalar o interpretador Node.js no Linux via Snap.
Node.js é um ambiente de tempo de execução de código aberto, multiplataforma e leve que é usado para criar aplicativos de rede escaláveis.
Ele é um software rápido e eficiente do lado do servidor criado com base no interpretador V8 JavaScript Engine (interpretador de JavaScript open source implementado pelo Google em C++ e utilizado pelo Chrome).
Inicialmente, o JavaScript foi usado principalmente para scripts do lado do cliente. Mas, o Node.js permite que o JavaScript seja usado para o script do lado do servidor e execute scripts do lado do servidor para produzir páginas da web dinâmicas.
Nessa evolução, outra coisa notável é que o Node.js tem um utilitário de linha de comando chamado npm, um gerenciador de pacotes para instalar, gerenciar bibliotecas e aplicativos nodejs. O ecossistema de pacotes Node.js é o maior conjunto de bibliotecas de código aberto do mundo.
A NodeSource, a organização por trás do Node.js, anunciou que fez um pacote Snap para permitir que os desenvolvedores Linux instalem com mais facilidade o popular ambiente de tempo de execução JavaScript em seus sistemas operacionais.
No anúncio, a NodeSource comentou:
“O snap do Node.js contém o tempo de execução do Node.js, juntamente com o amplamente usado gerenciador de pacotes npm. Assim, com um único comando, os desenvolvedores podem estar prontos e trabalhando com suas versões escolhidas do Node.js e ferramentas de suporte e sem necessidade adicionar repositórios externos ou personal package archives (PPAs).”
Para quem ainda não conhece, o Snap é um formato de pacote binário universal, em contêiner, desenvolvido pela Canonical para o Ubuntu Linux.
Atualmente, as tecnologias Snappy da Canonical são suportadas no Ubuntu, Debian, Linux Mint, Fedora, Arch Linux, OpenSuSE, Solus, Gentoo Linux e alguns outros sistemas operacionais incorporados, como OpenWrt e OpenEmbedded.
Como instalar a versão mais recente do interpretador Node.js no Linux via Snap em distros que suportam essa tecnologia
Para instalar o interpretador Node.js no Linux via Snap você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:
Como instalar o suporte a pacotes Snap no Linux
Depois, você pode instalar o interpretador Node.js no Linux via Snap, fazendo o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Instale o programa, usando esse comando:
sudo snap install node --classic --channel=8/stable
Passo 3. Mais tarde, se você precisar atualizar o programa, use:
sudo snap refresh node
Passo 4. Depois, se for necessário, desinstale o programa, usando o comando abaixo;
sudo snap remove node
Como instalar a versão de ponta/testes do interpretador Node.js no Linux em distros que suportam Snap
Como o NodeSource mantém várias versões de seu ambiente de tempo de execução JavaScript Node.js, elas também facilitaram a mudança de canais, bem como a instalação da versão mais recente de ponta, se você se sentir disposto a usá-lo.
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando abaixo para alterar o canal;
sudo snap switch node --channel=9/stable
Passp 3. Para atualizar as informações, use este comando;
sudo snap refresh
Passo 4. Use o comando abaixo para instalar a versão de ponta do Node.js;
sudo snap install node --classic --channel=edge
Pronto! Agora você já pode aproveitar todos os benefícios do node.js no seu sistema.
Veja também
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Descubra como instalar o Node.js no Linux