Node.js 21 lançado com mecanismo V8 atualizado, e muito mais

E foi lançado o Node.js 21 com mecanismo V8 atualizado, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Node.js é uma plataforma que pode ser usada tanto para o suporte do servidor de aplicativos da web quanto para a criação de programas comuns de rede de servidor e cliente.

O Node.js é um ambiente de tempo de execução de plataforma cruzada, código-fonte aberto, baseado na linguagem de programação JavaScript, assíncrono, com E/S de dados em uma arquitetura orientada a eventos e baseado no mecanismo V8 Node.js. Google.

Para estender a funcionalidade dos aplicativos para Node.js, foi preparada uma grande coleção de módulos, na qual você pode encontrar módulos com a implementação de servidores e clientes HTTP e SMTP, XMPP, DNS, FTP, IMAP, POP3, módulos para integração com várias estruturas da web, drivers WebSocket e Ajax, conectores DBMS (MySQL, PostgreSQL, SQLite, MongoDB), mecanismos de modelo, mecanismos CSS, implementação de algoritmos criptográficos e sistemas de autorização (OAuth), analisadores XML.

Enfim, o Node.js é um framework para rodar aplicações de rede em JavaScript.

E para aqueles que são novos na plataforma Node.js, você deve saber que ela pode ser usada tanto para manter servidores de aplicativos da Web quanto para criar programas regulares de rede de cliente e servidor.

Para estender a funcionalidade dos aplicativos para Node.js, foi preparada uma grande coleção de módulos, na qual você pode encontrar módulos com a implementação de servidores e clientes.

Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão do Node.js 21.

Novidades do Node.js 21

Node.js 21 lançado com mecanismo V8 atualizado, e muito mais
Node.js 21 lançado com mecanismo V8 atualizado, e muito mais

No Node.js 21 a base do mecanismo V8 foi atualizada para a versão 11.8, usada no Chromium 118, que agora suporta o método ArrayBuffer.prototype.transfer, a capacidade de agrupar matrizes e instruções WebAssembly para constantes de processo.

O gerenciador de pacotes empacotado npm 10.2.0 e o analisador llhttp 9.1.2 foram atualizados e o suporte para Visual Studio 2019 e versões do macOS anteriores à 11.0 foi descontinuado.

Em relação às melhorias do Node.js 21, uma de suas principais novidades é a estabilização da API Fetch, que tem como objetivo carregar recursos pela rede e simplificar a escrita de código JavaScript universal adequado para trabalhar no lado servidor e cliente.

Outra API que foi estabilizada é a API WebStreams, que fornece acesso aos fluxos de dados recebidos pela rede.

A API permite que você adicione seus próprios manipuladores que trabalham com os dados conforme as informações chegam pela rede, sem esperar o download do arquivo inteiro.

Além disso, destaca-se também que foi adicionado um modo experimental para utilizar a implementação padrão dos módulos ESM JavaScript em vez de CommonJS (específico para Node.js).

É mencionado que a mudança não afeta módulos cujo formato é explicitamente definido pelo campo “type” em package.json, é especificado pelo sinalizador “--input-type“. Para ativar novas configurações de módulo, o sinalizador “--experimental-default-type” foi proposto.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

  • Adicionada uma implementação experimental da API WebSocket. Para ativar o suporte WebSocket, o sinalizador “–experimental-websocket” é fornecido.
  • Uma opção de descarga foi adicionada à função fs.writeFile para forçar a descarga dos dados na unidade após cada operação de gravação.
  • Melhor desempenho de código relacionado à análise de URL, recuperação de API, streams, node:fs e HTTP.
  • Adicionado um objeto de navegador global
  • No parâmetro “–test“, adicionado suporte a máscaras globais para selecionar testes a serem executados
  • O suporte para o manipulador globalPreload foi descontinuado, em favor de chamadas de registro e inicialização para configurar módulos.

Com o lançamento deste novo branch Node.js 21.0 (que terá suporte por 6 meses), assim que o branch 20.0 estiver estabilizado, ele receberá o status LTS e terá suporte até abril de 2026, mantendo o branch LTS anterior do Node.js 18.0 durará até setembro de 2025 e no ano seguinte (2024) o branch LTS 16.0 terminará.

Para saber mais sobre essa versão do Node.js, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Node.js

Para instalar a versão mais recente do Node.js nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Descubra como instalar o Node.js no Linux nativamente
Veja como instalar o interpretador Node.js no Linux via Snap
Como instalar o Nodejs no Ubuntu 19.10 e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.