E foi lançado o Nobara 40 com base no Fedora 40. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.
O Nobara Project é uma versão modificada do Fedora Linux com correções fáceis de usar adicionadas a ele. A Nobara visa corrigir a maioria desses problemas e oferecer uma melhor experiência de jogo, streaming e criação de conteúdo pronta para uso.
A distribuição vem com certos recursos que não são fornecidos com o Fedora regular, como dependências do WINE, OBS Studio, pacotes de codecs de terceiros para GStreamer, drivers NVIDIA e algumas correções de pacotes.
O lançamento oficial do projeto vem com um desktop GNOME com tema personalizado, mas também oferece edições separadas com desktops GNOME e KDE padrão.
Agora, o projeto publicou o Nobara 40.
Novidades do Nobara 40
A versão mais recente da distribuição, Nobara 40, inclui KDE Plasma 6.1.1, GNOME 45 e várias atualizações para gerenciamento de pacotes.
Sim. O aplicativo ‘Update System’ foi completamente refeito em um aplicativo Python GUI. Não há mais script bash monolítico.
Além disso, o aplicativo ‘Update System’ foi melhor integrado ao gerenciador de pacotes Nobara (yumex-ng) e agora fornece um serviço que funciona como um aplicativo da bandeja do sistema para receber notificações de atualização.
Agora, o aplicativo da bandeja do sistema é totalmente configurável nas configurações do Nobara Package Manager e inclui opções para ocultar o ícone completamente ou alterar o cronômetro de intervalo de verificação de atualização.
O Nobara Package Manager agora pode pesquisar, instalar e remover Flatpaks totalmente de uma forma amigável na GUI, tornando obsoleta a necessidade do kde-discover ou do gnome-software.
O plugin PackageKit para descoberta do KDE foi removido para não gerenciar pacotes do sistema. O KDE Discover não vem com a versão oficial do Nobara, mas ainda é fornecido na versão KDE.
Segundo o projeto:
“Se os usuários pretendem usar o KDE Discover, queremos que o usem apenas para Flatpaks. O mesmo vale para o software gnome. Ele ainda é fornecido, embora não seja necessário, e nossa intenção é que os usuários o utilizem apenas para Flatpaks.
Novamente, queremos que os pacotes do sistema sejam gerenciados exclusivamente pelo aplicativo Update System do Nobara e pelo Nobara Package Manager.”
Eles afirma que gastaram muito tempo e esforço criando correções e verificações de peculiaridades no gerenciador de pacotes nas quais outras pessoas normalmente não seriam capazes de ajudar. Dito isso, os snaps devem ter melhor suporte agora.
Foram corrigidos problemas que impediam a operação do lxd e de vários outros aplicativos no passado.
Por fim, agora o sistema tem o Nobara Driver Manager graças à ajuda de Cosmo e nossos amigos do PikaOS. O que oferece atualmente é limitado, mas eles planejam aumentá-lo no futuro para hardware que precise de suporte de driver de terceiros.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Nobara 40
A imagem ISO do Nobara 40 já pode ser baixada acessando a página de download da distro.
O projeto fornece três imagens ISO – Oficial (com uma interface GNOME personalizada), GNOME e KDE.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux