NixOS 24.11 lançado com uma grande reformulação de pacotes

O projeto NixOS lançou o NixOS 24.11 com uma grande reformulação de pacotes, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O NixOS é uma distribuição Linux desenvolvida de forma independente, que procura melhorar o estado da arte no gerenciamento de configurações do sistema.

No NixOS, todo o sistema operacional, incluindo o kernel, aplicativos, pacotes do sistema e arquivos de configuração, são criados pelo gerenciador de pacotes do Nix.

O Nix armazena todos os pacotes isolados um do outro; como resultado, não existem diretórios /bin, /sbin, /lib ou /usr e todos os pacotes são mantidos em /nix/store.

Outros recursos inovadores do NixOS incluem atualizações confiáveis, reversões, configurações de sistema reproduzíveis, modelo baseado em fonte com binários e gerenciamento de pacotes para vários usuários.

Embora o NixOS tenha começado como um projeto de pesquisa, agora é um sistema operacional funcional e utilizável que inclui detecção de hardware, KDE como área de trabalho padrão e systemd para gerenciar serviços do sistema.

Agora, Timothy DeHerrera e Tom Bereknyei anunciaram o lançamento e a disponibilidade geral do NixOS 24.11 como a atual versão estável desta distribuição Linux desenvolvida de forma independente.

Novidades do NixOS 24.11

NixOS 24.11 lançado com uma grande reformulação de pacotes
NixOS 24.11 lançado com uma grande reformulação de pacotes

Seis meses após seu lançamento anterior 24.05 “Uakari”, a nova versão estável do NixOS 24.11, codinome “Vicuna”, está oficialmente aqui. Destinado a usuários avançados, o NixOS é uma distribuição Linux exclusiva que enfatiza a reprodutibilidade e a confiabilidade usando o gerenciador de pacotes Nix.

Para os não familiarizados, o próprio Nix também pode ser usado em outros sistemas Linux e até mesmo no macOS, tornando-o uma ferramenta poderosa para gerenciamento de pacotes de software e configuração do sistema. Agora, vamos para os novos recursos. Este lançamento está repleto de novos conteúdos e atualizações, sendo os mais impressionantes:

  • Seleção de software mais ampla : o NixOS 24.11 inclui 8.141 novos pacotes e atualizações para 20.975 existentes, garantindo que os usuários sempre possam acessar o software mais recente. Enquanto isso, 3.970 pacotes desatualizados foram removidos para manter um sistema seguro e eficiente.
  • Ambientes de Desktop Aprimorados : O GNOME foi atualizado para a versão 47 , “Denver,” que agora suporta cores de destaque, compatibilidade com telas pequenas e captura de tela acelerada por hardware. O ambiente KDE Plasma também recebeu uma atualização significativa, migrando para o Plasma 6.2 com estabilidade aprimorada e novos recursos.
  • Melhor suporte a Darwin (macOS) : Um trabalho significativo foi feito para trazer compatibilidade aprimorada com sistemas macOS. Isso inclui redesenhar o ambiente de construção para se assemelhar mais a uma cadeia de ferramentas Xcode nativa, o que permite uma melhor construção de software sem tanta dependência de hacks ou patches.
  • Conveniência para usuários AMD : usuários de GPU AMD apreciarão as novas opções de conveniência para configurar os drivers de código aberto da AMD. Agora, você pode configurar facilmente o AMDVLK (driver Vulkan da AMD) por meio do sistema de módulos do NixOS, permitindo maior controle e habilitando recursos experimentais.
  • Do PulseAudio para o PipeWire : O servidor de áudio padrão oficialmente fez a transição do PulseAudio para o PipeWire para a maioria das sessões gráficas. O PipeWire é mais moderno, capaz e pronto para novos padrões de áudio, mas não se preocupe — o PulseAudio ainda está disponível para aqueles que preferem continuar com o clássico.
  • Atualização do PostgreSQL : o PostgreSQL agora usa a versão 16 como padrão, trazendo mais recursos e melhorias de desempenho para aqueles que dependem desse banco de dados popular.
  • Mudanças nos requisitos mínimos do MacOS : com este lançamento, o Nixpkgs em breve deixará de oferecer suporte para versões mais antigas do macOS (10.12 a 10.15). Se você ainda estiver usando uma versão mais antiga, agora é um bom momento para considerar atualizar ou mudar para o NixOS.

Além disso, o NixOS 24.11 também apresenta vários novos módulos, expandindo o que os usuários podem fazer imediatamente:

  • Dispositivos Coral.ai Edge TPU : adicionado suporte para hardware Coral.ai USB e PCIe para tarefas de aprendizado de máquina.
  • Servidor Cyrus IMAP : Uma nova opção de servidor de e-mail, contatos e calendário para entusiastas e empresas.
  • Wayland Session Manager (UWSM) : gerencie seus compositores Wayland de uma forma mais simplificada, perfeito para fãs do Wayland que buscam mais controle.
  • Collabora Online : os usuários agora podem configurar facilmente o Collabora Online, um pacote de escritório baseado no LibreOffice, para colaboração de documentos em tempo real.
  • Pingvin Share : O Pingvin Share agora está disponível como uma plataforma de compartilhamento de arquivos auto-hospedada, alternativa a serviços como o WeTransfer.

No entanto, com todas essas melhorias vêm algumas mudanças drásticas. Por exemplo, o Nixpkgs agora requer o Nix versão 2.3.17 ou mais recente. O driver NVIDIA também não é mais o padrão para a versão proprietária para modelos recentes — você precisará definir isso explicitamente, se necessário.

Além disso, versões mais antigas do CUDA estão obsoletas, e vários pacotes e recursos desatualizados foram removidos para simplificar o sistema.

Para mais detalhes sobre essa versão acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o NixOS 24.11

A imagem ISO do NixOS 24.11 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.