O projeto NixOS lançou o NixOS 24.05 com novos recursos e mais estabilidade, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O NixOS é uma distribuição Linux desenvolvida de forma independente, que procura melhorar o estado da arte no gerenciamento de configurações do sistema.
No NixOS, todo o sistema operacional, incluindo o kernel, aplicativos, pacotes do sistema e arquivos de configuração, são criados pelo gerenciador de pacotes do Nix.
O Nix armazena todos os pacotes isolados um do outro; como resultado, não existem diretórios /bin, /sbin, /lib ou /usr e todos os pacotes são mantidos em /nix/store.
Outros recursos inovadores do NixOS incluem atualizações confiáveis, reversões, configurações de sistema reproduzíveis, modelo baseado em fonte com binários e gerenciamento de pacotes para vários usuários.
Embora o NixOS tenha começado como um projeto de pesquisa, agora é um sistema operacional funcional e utilizável que inclui detecção de hardware, KDE como área de trabalho padrão e systemd para gerenciar serviços do sistema.
Agora, Timothy DeHerrera e Tom Bereknyei anunciaram o lançamento e a disponibilidade geral do NixOS 24.05 como a atual versão estável desta distribuição Linux desenvolvida de forma independente.
Novidades do NixOS 24.05
A versão mais recente, NixOS 24.05, apelidada de “Uakari”, traz muitas atualizações e novos recursos, então vamos dar uma olhada neles.
O NixOS 24.05 apresenta um número impressionante de atualizações, incluindo mais de 17.000 novos pacotes e atualizações para 16.249 pacotes existentes.
Além disso, o lançamento simplifica o sistema ao remover 9.393 pacotes desatualizados, melhorando a manutenção e a segurança do sistema.
Ao mesmo tempo, as melhorias de qualidade são evidentes com a adição de 145 novos módulos e a introdução de 1.983 novas opções, tornando a personalização mais acessível do que nunca.
O novo NixOS 24.05 inclui versões atualizadas dos principais ambientes de desktop, oferecendo aos usuários os recursos e melhorias mais recentes. Por exemplo, o GNOME foi atualizado para sua versão 46 mais recente, “Kathmandu”.
Existem vários novos recursos para explorar e, embora você possa encontrar uma visão detalhada em nosso artigo abrangente sobre o assunto, aqui está um rápido resumo dos principais destaques do GNOME 46:
- Uma grande melhoria na funcionalidade de pesquisa de arquivos no aplicativo Arquivos, introduzindo uma nova pesquisa global.
- O rastreamento de quaisquer operações de arquivo agora foi realocado para o canto inferior esquerdo da interface de Arquivos.
- Os usuários agora podem selecionar seu formato preferido para exibir a data e hora nos arquivos na visualização de lista ou grade, com “ Simples ” ou “ Detalhado ” disponível.
- Alternância extremamente rápida entre visualizações de lista e miniaturas.
- Sistema de notificação aprimorado – as notificações agora apresentam funcionalidade recolhível e expansível.
- “ Configurações ” redesenhadas – um novo menu “ Sistema ” e configurações aprimoradas de “ Mouse e Touchpad ”.
- As contas online do GNOME agora possuem suporte integrado para Microsoft OneDrive.
- VRR (Variable Refresh Rates) está incluído como um recurso experimental, mas está desabilitado por padrão.
- Eficiência aprimorada do sistema com menor uso de memória de pesquisa, melhor gravação de tela, gerenciamento mais inteligente de recursos do visualizador de imagens e aplicativos de terminal GNOME mais rápidos.
Além disso, os entusiastas do KDE Plasma ficarão satisfeitos com a atualização para o Plasma 6, que introduz muitos novos recursos detalhados em nosso artigo dedicado.
Aqui, destacaremos apenas as principais novidades da edição KDE:
- Construa com base no Qt 6.7 e Frameworks 6.2
- Wayland como protocolo de servidor de exibição por padrão
- O que há de mais recente na coleção de aplicativos KDE Gear 24.02.2
- Suporte parcial a HDR
- Novos painéis flutuantes e configurações de painel redesenhadas
- Retorno do efeito Desktop Cube
- Novo efeito de visão geral
- Configurações para escolher seu tema sonoro preferido
- Novo alternador de tarefas padrão
- Cores de destaque mais relevantes
- Funcionalidades de pesquisa aprimoradas e melhor Night Light
- Melhorias de acessibilidade
A nova versão também acolhe o ambiente operacional Lomiri, antigo Unity8. Ele funciona como um compositor Wayland usando Mir 2.x, e MATE 1.28 agora suporta sessões Wayland e plug-ins adicionais para funcionalidade aprimorada.
NixOS 24.05 apresenta um kernel padrão atualizado, avançando da versão 6.1 para 6.6. Ao mesmo tempo, a distro continua a suportar todos os kernels desde a versão 4.19. Outro aprimoramento notável do sistema é a introdução de um carregador stub ELF.
Este recurso ajuda os usuários a identificar quando tentam executar binários incompatíveis com NixOS, exibindo mensagens de erro informativas, simplificando a solução de problemas e gerenciando o sistema.
Além disso, o NixOS agora define automaticamente o NIX_PATH e o registro flake de todo o sistema para configurações baseadas em flake, simplificando o gerenciamento e as operações de pacotes com configuração mínima.
Os destaques técnicos incluem a compactação de blobs de firmware com zstd (Zstandard), que aumenta o tamanho do arquivo em 4,4%, mas aumenta significativamente a velocidade de descompactação, aumentando o desempenho do sistema.
Por último, o NixOS 24.05 introduz uma opção para um sistema completamente sem Perl.
Isto é conseguido através de um novo mecanismo de aceitação que substitui dois scripts Perl anteriormente essenciais para a ativação do NixOS, atendendo aos usuários que buscam configurações de sistema mais enxutas.
Para mais detalhes sobre essa versão acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o NixOS 24.05
A imagem ISO do NixOS 24.05 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux