O projeto NixOS anunciou o lançamento da mais recente versão estável do seu sistema, o NixOS 21.11. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O NixOS é uma distribuição Linux desenvolvida de forma independente, que procura melhorar o estado da arte no gerenciamento de configurações do sistema.
No NixOS, todo o sistema operacional, incluindo o kernel, aplicativos, pacotes do sistema e arquivos de configuração, são criados pelo gerenciador de pacotes do Nix.
O Nix armazena todos os pacotes isolados um do outro; como resultado, não existem diretórios /bin, /sbin, /lib ou /usr e todos os pacotes são mantidos em /nix/store.
Outros recursos inovadores do NixOS incluem atualizações confiáveis, reversões, configurações de sistema reproduzíveis, modelo baseado em fonte com binários e gerenciamento de pacotes para vários usuários.
Embora o NixOS tenha começado como um projeto de pesquisa, agora é um sistema operacional funcional e utilizável que inclui detecção de hardware, KDE como área de trabalho padrão e systemd para gerenciar serviços do sistema.
Agora, Timothy DeHerrera e Tom Bereknyei anunciaram o lançamento e a disponibilidade geral do NixOS 21.11 como a última versão estável desta distribuição Linux desenvolvida de forma independente.
Novidades do NixOS 21.11
Apelidado de “Porcupine” e chegando seis meses após o lançamento do NixOS 21.05, o NixOS 21.11 está aqui com muitas novidades, começando com o ambiente de desktop GNOME 41.1 para sua edição GNOME dedicada e continuando com suporte Wayland para a edição KDE Plasma 5.23. como a versão 6 do desktop Pantheon do sistema operacional elementar.
Esta versão vem com o Nix 2.3.16 como gerenciador de pacotes padrão, muda o utilitário iptables para o backend nf_tables, atualiza o módulo Hadoop e o pacote para Hadoop 3 como padrão com novos serviços como JournalNode, ZKFS e HTTPFS, e melhora o suporte LXD para construir imagens diretamente das configurações.
Outra mudança interessante no NixOS 21.11 é o suporte para a execução de scripts de ativação durante um nixos-reconstruir dry-activate e detectar a ativação dry lendo a variável $NIXOS_ACTION.
“Isso permite que os scripts de ativação gerem o que eles mudariam se a ativação realmente fosse executada. O script de ativação de usuários / módulos oferece suporte a isso e gera alguns de seus atos.”, explicam os desenvolvedores.
Incluído por padrão nesta versão está PHP 8.0, Python 3.9, systemd 249, GNU Bash 5, OpenSSH 8.8p1, kops 1.21.1, PostgreSQL 13, spark 3, kubernetes-helm 3.7.0 e ORY Kratos 0.8.0 Alpha 3 Sob o capô, o NixOS 21.11 é movido pela série de kernel Linux 5.10 LTS (Linux 5.10.81 é o kernel padrão).
Por último, mas não menos importante, o NixOS 21.11 vem com vários novos serviços, incluindo btrbk para backup de subvolumes btrfs, gerenciador de área de transferência clipcat X11, PeerTube alternativa gratuita e descentralizada para plataformas de hospedagem de vídeo, e servidor de chaves Hockeypuck OpenPGP.
Para mais detalhes sobre essa versão acesse a nota de lançamento.
Este lançamento terá suporte até o final de junho de 2022, quando o NixOS 22.05 será lançado como a próxima versão principal. Enquanto isso, dê uma olhada nas edições GNOME e KDE Plasma do NixOS abaixo, e não se esqueça de se inscrever em nosso canal no YouTube para mais vídeos.
Baixe e experimente o NixOS 21.11
A imagem ISO do NixOS 21.11 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Você pode baixar o NixOS 21.11 como GNOME ou KDE Plasma live e imagens ISO instaláveis. Embora as ISOs de plasma do GNOME e KDE suportem apenas sistemas de 64 bits, a imagem mínima também pode ser instalada em computadores de 32 bits.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux